PUBLICIDADE

The Expanse marca volta da Telltale aos games

Primeiro episódio do adventure traz personagens carismáticos e evolução mecânica, mas produtora precisa arriscar mais

7 ago 2023 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários
Os episódios de The Expanse chegam ao jogo a cada duas semanas
Os episódios de The Expanse chegam ao jogo a cada duas semanas
Foto: Telltale Games / Divulgação

A Telltale Games fez sua fama com adventures narrativos baseados em franquias populares como The Walking Dead, Game of Thrones e Batman, e seu retorno em 2023 não poderia ser diferente, com uma aventura narrativa derivada da cultuada série de ficção científica The Expanse.

O jogo segue o formato estabelecido pela Telltale desde um distante 2004: é um adventure narrativo de apontar e clicar, distribuído em formato episódico. O primeiro foi lançado em 27 de julho e os capítulos seguintes chegam ao jogo a cada duas semanas.

Diferente do que a produtora fazia no passado, The Expanse é vendido como um produto completo, não há a opção de comprar um episódio avulso, por exemplo. Os novos episódios são baixados como atualizações conforme são disponibilizados.

Prequel para The Expanse

O jogo da Telltale funciona como uma prequel para a série The Expanse, transmitida pela Amazon Prime Video. O jogador controla Camina Drummer, interpretada por Cara Gee, mesma atriz que vive a capitã na série de TV, em uma série de eventos que aconteceram antes da primeira temporada.

Para os fãs da série de ficção científica, há um interesse adicional em The Expanse: The Telltale Series, pois James S.A. Corey (pseudônimo dos roteiristas Daniel Abraham e Ty Franck) não só aprovaram o roteiro do jogo, mas deram várias sugestões que, segundo a produtora, foram incluídas na narrativa até o final.

A bordo da Artemis, uma nave catadora de sucata, Camina e sua tripulação vão explorar a fronteira do Cinturão, vasculhar naves abandonadas e combater piratas em ambientes de gravidade zero. 

Há uma promessa de um grande tesouro e muitos perigos aparentes, mas ao menos no primeiro episódio, isso tudo fica só no plano do potencial. O jogador vai conhecer seus colegas de tripulação, aprender os comandos básicos e conversar muito, mas muito mesmo. E claro, fazer uma daquelas escolhas difíceis que eventualmente, vai ter consequências terríveis.

Gráficos melhores e novas mecânicas

Visualmente, The Expanse é bem superior aos jogos antigos da Telltale
Visualmente, The Expanse é bem superior aos jogos antigos da Telltale
Foto: The Expanse: The Telltale Series / Reprodução

O primeiro episódio de The Expanse serve como um tutorial de duas horas, tanto para ensinar como se joga o adventure quanto para fazer a história começar a andar.

Camina e seus colegas vasculham uma nave abandonada em busca de algum item de valor, enquanto descobrem que algo muito errado aconteceu com seus tripulantes. Há dilemas morais para resolver, mas quase nenhuma ação.

O mais legal é explorar o ambiente em gravidade zero, movendo-se pelas paredes e mudando de perspectiva diversas vezes. É notável como a Telltale finalmente acertou na movimentação dos personagens.

Graficamente, o jogo representa um salto tremendo em comparação com os títulos antigos da produtora. Mesmo que gráfico nunca tenha sido o ponto mais importante dos games da Telltale, a melhoria visual ajuda bastante a manter o jogador envolvido, principalmente quem está chegando agora no gênero das aventuras de apontar e clicar.

Tem potencial, mas precisa arriscar

A navegação pelo espaço, dentro e fora das naves, é o que o jogo traz de mais diferente
A navegação pelo espaço, dentro e fora das naves, é o que o jogo traz de mais diferente
Foto: The Expanse: The Telltale Series / Reprodução

The Expanse mostra que a Telltale não perdeu a forma na arte de contar histórias: seus personagens são carismáticos e o jogador vai acabar gostando ou odiando cada um deles rapidamente. É um envolvimento que vem com a complexidade com que cada membro da tripulação foi construído.

Não é preciso conhecer a série de TV à fundo para entender o que está rolando e se envolver com o jogo, mas os fãs de The Expanse poderão curtir muito mais as referências ao seriado.

O que falta em The Expanse, o jogo, é ir um pouco além do que a Telltale já fez no passado. A exploração em gravidade zero foi o ponto mais ousado e diferente no episódio inicial, tomara que os próximos capítulos tragam ainda mais novidades.

The Expanse está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade