Roblox é processada nos EUA sob alegação de não ser seguro para crianças
"Tornou-se um playground para predadores que buscam prejudicar nossas crianças", disse o procurador-geral do Kentucky, Russell Coleman
Poucos meses após a Roblox ser processada pelo estado da Louisiana, nos Estados Unidos, chegou a vez do estado do Kentucky fazer o mesmo.
O procurador-geral do Kentucky, Russell Coleman, disse que a plataforma "tornou-se um playground para predadores que buscam prejudicar nossas crianças", permitindo que eles exponham as crianças a materiais hediondos, como simuladores do asssassinato do ativista conservador Charlie Kirk (via New York Post).
"Nossas crianças não estão seguras na Roblox", disse Coleman em um comunicado de imprensa. "Predadores e criminosos não estão apenas à espreita nas sombras da plataforma; eles foram autorizados a cometer seus crimes abertamente. Durante anos, a Roblox ignorou essa crise para poder continuar lucrando. Nossa responsabilidade é proteger as crianças do Kentucky da exploração online por esses predadores e por empresas como o Roblox, que conscientemente a facilitam."
A Roblox se defendeu dizendo ao site PC Gamer que "assumiu uma posição de liderança no setor em relação à comunicação com base na idade" e que está "constantemente inovando e investindo em segurança".
"Estamos abertos à oportunidade de uma conversa direta com o procurador-geral, assim como fazemos com outros formuladores de políticas", disse o representante da Roblox. "A ação do procurador-geral se baseia em informações desatualizadas e fora de contexto. Acreditamos que juntos podemos aumentar a segurança não apenas na Roblox, mas em todas as plataformas usadas por crianças e adolescentes. O escritório do procurador-geral está em parceria com os advogados do queixoso, que acreditamos terem deturpado os fatos para obter ganhos financeiros."
"A Roblox assumiu uma posição de liderança no setor em relação à comunicação com base na idade e exigirá a estimativa da idade facial de todos os usuários do Roblox que acessarem nossos recursos de comunicação até o final deste ano. A Roblox não permite o compartilhamento de imagens via chat, e a maioria das conversas na Roblox está sujeita a filtros projetados para bloquear o compartilhamento de informações pessoais. Monitoramos constantemente todas as comunicações em busca de danos críticos e removemos rapidamente o conteúdo violador quando detectado, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades."
Liz Murrill, procuradora-geral da Louisiana, responsável por processar a Roblox em agosto por falta de segurança contra predadores sexuais, prestou apoio à Coleman nas redes sociais.
"Fico feliz em ver meu amigo, Russell Coleman, se juntar a mim e reconhecer o que venho dizendo o tempo todo: a Roblox é perigosa para crianças", escreveu Murrill. "Não ficaremos de braços cruzados enquanto esta empresa explora crianças para lucrar bilhões."