PUBLICIDADE

Fórum aponta suposta sabotagem na fabricação de PS4 por estagiários

18 nov 2013 11h53
| atualizado às 11h56
ver comentários
Publicidade
<p>Fórum no site da IGN aponta possível sabotagem do PS4 por estagiários da fábrica da Foxconn na China</p>
Fórum no site da IGN aponta possível sabotagem do PS4 por estagiários da fábrica da Foxconn na China
Foto: Divulgação

Em outubro, o jornal Oriental Daily, de Hong Kong, noticiou que o videogame PlayStation 4 estava sendo fabricado por estudantes em práticas quase escravas, na fábrica da Foxconn na China, como forma de estágio compulsório do Instituto de Tecnologia Xi’an. Agora, com o lançamento do console na última sexta-feira (15) nos Estados Unidos, relatos de internautas em fóruns do site da IGN apontam que alguns desses estudantes sabotaram a montagem do aparelho.

Segundo uma das postagens, a primeira ameaça apareceu em um fórum do Instituto de Tecnologia Xi’na em 28 de agosto. Um dos estudantes do programa de estágio da fábrica em Yantai disse: “desde que a Foxconn não está nos tratando bem, nós não vamos tratar o PS4 bem. O console poderá ser ligado na melhor das hipóteses”.

O comentário foi deletado ou censurado, mas o site Kotaku conseguiu registrar a imagem a tempo.

Outro estudante escreveu recentemente no fórum da universidade sobre o mesmo assunto. “Se seu aparelho está quebrado, não culpe os estudantes. Quando estávamos estudando, eles trouxeram 20 mil trabalhadores de Guizhou [cidade no centro da China]. Além disso, há muitos estudantes locais e trabalhadores de longa data da Foxconn. As pessoas que se tornaram notícias fomos nós, estudantes do Instituto de Tecnologia. Mas não somos nem um décimo dos trabalhadores da fábrica. Portanto não ponha a culpa nos estudantes chineses e não fale da Foxconn neste tópico. Você não tem ideia o quão difícil foi trabalhar nessas fábricas como um recém-graduado. Sinta-se à vontade de perguntar sobre o PS4, mas não sobre a Foxconn. Se você tem um problema, procure o controle de qualidade. Nossa responsabilidade era apenas a fabricação do produto”.

<p>Primeira ameaça de sabotagem foi feita por um estudante no site do Instituto de Tecnologia Xina, em 28 de agosto</p>
Primeira ameaça de sabotagem foi feita por um estudante no site do Instituto de Tecnologia Xina, em 28 de agosto
Foto: Kotaku / Reprodução

Outros comentários (não há certeza se são de estudantes ou trabalhadores comuns) relatavam que alguns fabricantes cuspiram no console e tiraram algumas peças da linha de produção.

Porém, todos os relatos de chineses estão sendo traduzidos para um fórum do site IGN (veja aqui em inglês), pelo usuário Qbroid, membro desde a última sexta-feira. O internauta explica que está simplesmente trazendo à tona informações que correm em sites chineses há meses, sem poder garantir sua autenticidade, mas “ignorá-lo é como enterrar a cabeça na areia”.

Vale lembrar que a Microsoft e a Nintendo também terceirizam suas produções para a Foxconn, assim como a Apple. O PlayStation 3, lançado em 2006, foi originalmente produzido na fábrica da Sony no Japão.

A Sony ainda não respondeu oficialmente sobre esse assunto, enquanto busca uma solução concreta para os problemas de superaquecimento e de não reconhecimento do televisor em alguns modelos do PS4.  

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade