PUBLICIDADE

PlayStation 4 ajudou a evitar a falência da AMD

Informação foi revelada por diretor da empresa e corroborada por engenheiro

5 jul 2024 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários
Sucesso comercial do PlayStation 4 salvou a AMD
Sucesso comercial do PlayStation 4 salvou a AMD
Foto: Reprodução / @Wolfz

O diretor sênior de negócios de PC para clientes de jogos da AMD, Renato Fragale, apresentou uma informação curiosa em seu LinkedIn (via @bogorad222), dizendo que o PlayStation 4 ajudou a empresa a não falir.

Para quem não se lembra, a situação da AMD não estava nada boa há dez anos, com analistas prevendo inclusive que a empresa entraria em falência em 2020. No ano de 2015, a AMD divulgou uma redução de 10% na receita (via Wccftech) por causa do encolhimento do mercado de PCs na época. Contudo, ser a parceira da Sony no PlayStation 4 fez com que a empresa conseguisse se manter viva.

“Gerenciei uma equipe de desenvolvimento de produto de 15 pessoas para o PlayStation 4 da Sony que vendeu mais de 91 milhões de unidades até o momento”, escreveu Fragale no LinkedIn. "Visto como um dos lançamentos de maior sucesso na história da AMD, ajudando a AMD a evitar a falência".

Vale lembrar que o PlayStation 4 não foi o único videogame que fez uso de um chip customizado da AMD, com o Xbox One também tendo isso. Entretanto, é provável que Fragale tenha optado por não mencioná-lo por causa das baixas vendas em comparação com o PlayStation 4. O console da Sony tem mais de 117 milhões de unidades vendidas atualmente, enquanto estima-se que o Xbox One tenha vendido metade disso.

A informação revelada por Fragale foi corroborada nas redes sociais por Phil Park, que trabalha como engenheiro de sistemas de memória na AMD.

“Eu vivi essa época e, até onde eu sei, isso é verdade”, escreveu ele. "A crise financeira global de 2008 nos colocou em uma posição incrivelmente ruim, especialmente após a recuperação da Intel com [os processadores] Merom, Conroe, Woodcrest e Nehalem. Vendemos várias IPs como Adreno para levantar dinheiro. A maioria de nós sofreu cortes temporários de pagamento".

“Em 2013, foi lançado o PS4/Xbox One, que é o que precisávamos para obter receitas estáveis para nos manter à tona e investir em produtos futuros”.

Os videogames atuais, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, também fazem uso de chips customizados da AMD.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade