Sony fecha a Bluepoint Games, dos remakes de Demon's Souls e Shadow of the Colossus
Estúdio havia sido comprado pela Sony em 2021; cerca de 70 pessoas serão afetadas pelo fechamento da desenvolvedora
Em uma notícia que pegou muitos usuários de surpresa nesta quinta-feira (19), a Sony fechou o renomado estúdio Bluepoint Games, responsável pelos excelentes remakes de Demon's Souls e Shadow of the Colossus.
A informação foi divulgada pela Bloomberg, com um porta-voz da Sony dizendo que a decisão foi tomada "após uma recente análise de negócios" e resultará na demissão de cerca de 70 funcionários.
“A Bluepoint Games é uma equipe incrivelmente talentosa e sua expertise técnica proporcionou experiências excepcionais para a comunidade PlayStation”, disse o porta-voz. “Agradecemos a eles por sua paixão, criatividade e habilidade.”
Em 2025, foi revelado que Bluepoint Games estava trabalhando em um jogo como serviço baseado em God of War, que foi cancelado pela Sony. Depois disso, o estúdio passou o último ano bolando ideias e tentando determinar o que faria a seguir, buscando até mesmo novos profissionais para trabalhar em um jogo de ação em terceira pessoa.
Além dos remakes de Demon's Souls e Shadow of the Colossus, a Bluepoint trabalhou em God of War Collection, Metal Gear Solid HD Collection, The Ico & Shadow of the Colossus Collection, Uncharted: The Nathan Drake Collection e Gravity Rush Remastered.
Atualização:
Após a divulgação da notícia sobre o fechamento da Bluepoint Games, Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios, comentou oficialmente a respeito do assunto, dizendo que o estúdio fechará as portas em março.
"O aumento dos custos de desenvolvimento, o crescimento mais lento da indústria, a mudança no comportamento dos jogadores e as dificuldades econômicas mais amplas estão tornando mais difícil a criação sustentável de jogos", disse Hulst (via ResetEra).
"Para lidar com essa realidade, precisamos continuar nos adaptando e evoluindo. Analisamos cuidadosamente nossos negócios para garantir que estejamos entregando resultados hoje e, ao mesmo tempo, bem posicionados para o futuro. Como resultado, encerraremos as atividades da Bluepoint Games em março".
"Essa decisão não foi tomada de forma leviana. A Bluepoint é uma equipe incrivelmente talentosa e sua expertise técnica proporcionou experiências excepcionais para a comunidade PlayStation. Gostaria de agradecer a todos na Bluepoint por sua criatividade, habilidade e compromisso com a qualidade. Sempre que possível, buscaremos oportunidades para alguns dos funcionários afetados em nossa rede global de estúdios."
"Embora eu saiba que esta é uma notícia difícil de digerir, estou confiante na direção que estamos seguindo. Criatividade, inovação e a criação de experiências inesquecíveis para os jogadores continuam sendo o foco principal da PlayStation Studios. Temos um sólido plano para o ano fiscal de 2026, com muitas novidades para aguardar nos próximos meses."