Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Placas da série GeForce RTX 50 não possuem suporte para jogos com PhysX

Isso significa que esses jogos rodam melhor em placas mais antigas do que nas novas RTX 50

20 fev 2025 - 11h16
Compartilhar
Exibir comentários
Placas da série GeForce RTX 50 não possuem suporte para jogos com PhysX
Placas da série GeForce RTX 50 não possuem suporte para jogos com PhysX
Foto: Reprodução / NVIDIA

Quem joga no PC há bastante tempo, provavelmente deve se lembrar da tecnologia PhysX, que permitia aos jogos simularem de forma realista coisas como tecidos sendo rasgados, vidros quebrando, líquidos se movendo, fumaça e outros efeitos de partículas. Trata-se de algo que chamou muito a atenção há vários anos, sendo implementado em jogos como Borderlands 2, Mirror's Edge e Batman: Arkham Knight.

Foi descoberto recentemente que as novas placas da linha GeForce RTX 50 não possuem suporte ao PhysX, com alguns jogadores percebendo isso inicialmente e a NVIDIA tendo confirmado logo em seguida (via The Verge). Isso significa que se você habilitar PhysX nos jogos que usam isso, eles irão rodar melhor em placas mais antigas em comparação com as novas GPUs da série RTX 50.

Um vídeo publicado pelo canal de YouTube VerbalSilence (acima) mostra isso na prática, com o desempenho em Mirror's Edge e Borderlands 2 despencando na GeForce RTX 5080 quando ocorre algo na tela que faz uso do PhysX. Sem suporte a isso na GPU, que foi removido pela NVIDIA nas RTX 50, o trabalho de processar todos os dados dessa tecnologia fica com a CPU, e nem mesmo um Ryzen 7 9800X3D consegue dar conta.

O resultado disso é que se você pegar um jogo como Borderlands 2 e jogá-lo com PhysX ativado, o desempenho nele ficará melhor até mesmo usando uma GeForce GTX 980 Ti em vez de uma RTX 5080, conforme demonstrado no vídeo.

Por causa dessa decisão da NVIDIA, o usuário RandomlyRandom67, do fórum ResetEra, publicou uma lista com os jogos que usam PhysX e, portanto, tendem a rodar mal nas placas RTX 50 se você ativar essa tecnologia neles com essas GPUs.

Embora os jogos atuais usem outras formas de simular efeitos de física, a decisão da NVIDIA prejudica a compatibilidade de suas placas com alguns jogos mais antigos, sendo mais uma evidência de que as RTX 50 não fornecem as melhorias que muitos jogadores e especialistas em tecnologia esperavam.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade