Ex-chefe do PlayStation diz que Xbox está seguindo os passos da Sega
Shawn Layden acredita que a estratégia multiplataforma da Microsoft pode fazer sucesso
Shawn Layden, ex-chefe do PlayStation Studios, comentou recentemente sobre a estratégia do Xbox em levar seus jogos, até então exclusivos, para outras plataformas, dizendo também que isso lembra o que a Sega fez no passado.
"Multiplataforma é uma estratégia, particularmente em um mundo onde o custo de desenvolvimento está aumentando tão dramaticamente. Multiplataforma significa ampliar seu mercado, para fazer com que mais pessoas tenham uma chance de vê-lo. Eu acolho isso", disse Layden (via VGC).
“O que isso faz com a marca deles? Isso torna mais dificil a ideia de criar o medo de estar perdendo algo, que você está tentando fazer trazendo todos para sua plataforma dizendo, ‘se você não está aqui, você está perdendo’, mas se estiver disponível em todas as plataformas, essa é uma das suas táticas de marketing que você não pode usar.”
Layden aproveitou para explicar que o Xbox está seguindo o mesmo caminho da Sega, que fazia jogos exclusivamente para seus consoles, até que precisou adotar a abordagem multiplataforma para sobreviver, o que acabou dando certo, com a empresa hoje sendo um dos principais nomes da indústria.
"Já vimos isso antes. Eu estava no ramo quando a Sega trouxe seus títulos de Dreamcast para o PS2, com o tempo a Sega se tornou uma empresa somente de software, e tivemos uma grande transformação nesse sentido", lembra Layden. "Então, isso tem precedentes históricos."
O último console da Sega, o Dreamcast, foi lançado em 1998 e descontinuado em 2001. Depois disso, ela começou a lançar seus jogos em outras plataformas, tendo desistido de criar videogames próprios. Atualmente ela possui franquias muito populares, como Like a Dragon, Persona, entre outras, não ficando presa somente ao seu mascote, Sonic the Hedgehog.
Não sabemos se a Microsoft desistirá de fabricar consoles, já que está cada vez mais se tornando uma empresa multiplataforma. Entretanto, trata-se de uma hipótese que não pode ser descartada. No último trimestre, as vendas de hardware de Xbox caíram 29%, enquanto que a base de assinantes do PC Game Pass cresceu mais de 30%, sugerindo que o público do Game Pass pode estar migrando do Xbox para o PC.