Análise: Paranormasight é visual novel intrigante e assustador
Jogador investiga mistérios e maldições nas ruas do Japão moderno
Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo não é um jogo para todo mundo, mas os fãs de histórias de terror, lendas urbanas e um bom mistério que não tiverem problemas com o inglês certamente devem dar uma chance ao game da Square-Enix.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Vou tentar dar a menor quantidade de spoilers possível nesta análise, pois como uma história de mistério, Paranormasight é melhor aproveitado se o jogador não souber quase nada sobre o que vai encontrar nesta visual novel de horror.
Lendas urbanas japonesas
O jogo pode ser descrito como uma combinação de quebra-cabeças e situações de investigação e exploração ao estilo das ‘Escape Rooms’, mas com sustos muito bem colocados. A trama é perturbadora, envolvendo rituais de morte, histórias de fantasmas, ocultismo e maldições.
A aventura se passa nos anos 1980, quando jovens caçadores de fantasmas exploram o distrito de Honjo em busca de uma lenda urbana local. As coisas não demoram a sair do controle. Em pouco tempo, o jogador se vê no meio de um complicada busca por pedras amaldiçoadas e com uma missão nada fácil: trazer uma pessoa querida de volta dos mortos.
Visualmente, Paranormasight lembra mangás de terror com personagens muito expressivos, especialmente quando estão assustados. A trilha sonora com violinos, piano e um coral pontua os momentos de tensão, preparando o terreno para sustos e arrepios.
Jogadores habituados com visual novels vão reconhecer em Paranormasight elementos de duas franquias que são referências do gênero: Danganrompa e Zero Escape. Se você curte algum desses jogos, pode partir para desvendar os sete mistérios de Honjo sem medo de ser feliz.
Agora, se nunca jogou algo assim, é bom se preparar para muita leitura e um ritmo de jogo mais lento, em que é preciso procurar por pistas nas descrições dos itens e cenários, tomar muito cuidado nas escolhas dos diálogos e ações - virar as costas para a pessoa errada pode ser fatal.
Paranormasight é um ótimo jogo, mas que falha no quesito acessibilidade, ao menos para muitos jogadores brasileiros que não necessariamente dominam o inglês. Com uma quantidade enorme de texto, fundamental não só para a compreensão da trama, mas para o progresso da história e resolução dos conflitos, é um game que alcançaria um público maior se fosse localizado para o nosso idioma.
Considerações
Paranormasight tem uma história realmente assustadora, personagens envolventes e é uma visual novel da melhor qualidade, perfeita para fãs de horror japonês. Só faltou mesmo a tradução para o português brasileiro.
Paranormasight: The Seven Mysteries of Hojo está disponível para PC e Switch.
*Esta análise foi feita no Switch Oled, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Square-Enix.