PUBLICIDADE

Norueguesa 00 Nation investe na paixão do Brasil por esports

Bruno Santos, diretor de esports, falou sobre porque a empresa está apostando no cenário competitivo brasileiro

1 mar 2022 - 13h39
Compartilhar
Exibir comentários
Organização investiu em equipe de Free Fire no país
Organização investiu em equipe de Free Fire no país
Foto: Foto: Cesar Galeão

A 00 Nation é uma organização recente no cenário de esportes eletrônicos mundial, mas que chegou com força em 2021 ao se unir com a norueguesa Nordavind, além de trazer investidores de peso como Arthur Melo, jogador brasileiro de futebol da Juventus e Wes Edens, proprietário do atual campeão da NBA Milwaukee Bucks, além de Aston Villa, time de futebol inglês.

Apesar de suas raízes estarem longes do Brasil, atualmente a 00 Nation conta com um time sulamericano de CS:GO, com três brasileiros. Além disso, para 2022, a organização investiu pesado em uma line de Free Fire no país. Vale ressaltar que, além da contratação dos jogadores, a 00 Nation teve que desembolsar um valor não divulgado para já começar na Série A da Liga Brasileira de Free Fire, o campeonato de elite da modalidade.

Mas porque um time de origem norueguesa e com investidores espalhados por todo o planeta voltou seus olhos para o cenário brasileiro de esportes eletrônicos? Para entender as motivações por trás da 00 Nation, o Game On conversou com Bruno Santos, diretor de esports da organização.

Bruno Santos é diretor de esports da 00 Nation
Bruno Santos é diretor de esports da 00 Nation
Foto:

Paixão do país é atraente

A 00 Nation foi anunciada oficialmente em setembro de 2021 já com nomes de peso por trás. Aliás, quando finalmente deu as caras de forma global, a equipe trouxe logo uma line brasileira badalada de CS:GO, conhecida como "O Plano". E um dos motivos por trás dessa aposta na região do Brasil se justifica em Bruno, que é brasileiro e já trabalhou com outras organizações nacionais. Para ele, o seu "know-how", junto à muita pesquisa, mostraram que a paixão do país casava com os planos da 00 Nation.

"A gente vem estudando o Brasil e não é a minha primeira organização que se desenvolve no Brasil. Então, com esse know how e mais estudos para entender exatamente como é o engajamento do pessoal, a gente percebe que a paixão que o brasileiro tem para os esports e isso fez com que a gente olhasse o Brasil e começasse a focar no país como parte do nosso desenvolvimento global", comenta Bruno.

Time de Free Fire foi peça chave para a expansão da 00 Nation
Time de Free Fire foi peça chave para a expansão da 00 Nation
Foto: Foto: Cesar Galeão

O diretor de esports ressalta que simplesmente contratar uma line brasileira não seria o suficiente para que a 00 Nation criasse raízes e identificação com a torcida do país. Assim, a organização traçou um planejamento e atua firme para que os torcedores do Brasil comecem a se identificar com a equipe e a vestir a camisa da "Nação". E o Free Fire foi uma peça chave nesse plano.

"A gente pretende continuar a expansão no Brasil. A gente escolheu o Free Fire por ser o jogo mais jogado no Brasil, com milhões de fãs e bem engajado nos esports. Mas a gente tem outras possíveis expansões para tentar desenvolver no Brasil para a gente estar falando a língua do brasileiro. A gente tem uma página nas redes sociais totalmente voltada para o Brasil, para a gente estar sempre ouvindo os comentários e sempre tentando se aproximar ao máximo da comunidade", aponta o diretor.

Brasil, o país do Free Fire

Não há como negar a dimensão que o Free Fire ganhou no país, uma vez que é extremamente acessível e se tornou ferramenta de ascenção social para muitos jovens. E a 00 Nation, para Bruno, acredita no jogo como uma boa opção de investimento, mas também de engajamento. Aliás, na hora de trazer os jogadores, foi a mentalidade da equipe contratada que bateu o martelo para a organização.

"Foi sempre sobre achar o momento certo para entrar, abraçar o Brasil e envolver a Nação nisso aí. A gente viu a oportunidade através do que estava sendo disponível para entrar na liga. A gente teve a oportunidade de pegar um time que tava subindo da Série B, o que mostra o desenvolvimento, o atleta conseguindo alçar o vôo dele. E é nisso que a gente está sempre procurando investir, em atletas que acreditam no processo de crescimento. Foi o momento certo com uma oportunidade boa", contou Bruno sobre a contratação dos jogadores de Free Fire.

Replicar a estrutura européia

Atuando para expandir a marca da 00 Nation, é comum que os jogadores de CS:GO, que estão na Noruega, postem vídeos e compartilhem imagens das estruturas da organização no país de origem. Com espaços de dar inveja na Noruega, Bruno enxerga que, ao ponto em que evoluir no Brasil, o país receberá uma estrutura compatível com as da Noruega.

"Conforme a gente está aumentando a nossa presença no Brasil, a gente está ai desenvolvendo um escritório. Então a gente vai desenvolver o que é necessário para os atletas continuarem evoluindo e, assim, se aproximar o máximo possível da estrutura que a gente tem na Noruega. A gente já tem estudo, a gente já está à procura de como fortificar nossa presença no Brasil", finalizou o diretor.

Atualmente, a 00 Nation conta com uma line completamente brasileira de Free Fire, além de um time sulamericano de CS:GO com três jogadores brasileiros, dentre eles a lenda da modalidade, Marcelo "coldzera" David.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade