Jogos pirateados de portáteis dão prejuízo de US$ 41 bilhões
Os jogos eletrônicos para computadores PC sempre foram mais vulneráveis à pirataria, mas de acordo com uma investigação da Computer Entertainment Suppliers Association (Cesa) do Japão, a pirataria para consoles portáteis como o Dual Screen (DS), da Nintendo, e o Playstation Portable (PSP), da Sony, é bastante grande.
» Aparelho com Nintendo Wiimote simula vôo do Homem de Ferro
» Jogos e robôs que jogam futebol no interior de São Paulo
Somente entre 2004 e 2009, a perda para as empresas que fabricam jogos para esses consoles chegou a surpreendentes US$ 41,5 bilhões, de acordo com o site Theescapist, que contabiliza somente a pirataria encontrada em sites, ou seja, excluindo arquivos compartilhados em redes peer-to-peer.
Outra informação revelada pelo estudo é que o país que mais acessa sites de pirataria de jogos são os Estados Unidos, seguidos pelo Japão e pela China, lembra o site 1up<.i>.
Os dados coletados pela Cesa devem ser adotados somente como referência, quer dizer, não podem ser considerados definitivos. O método adotada para mensurar a pesquisa pode ser considerado, pelo menos, "questionável". Afinal a Cesa monitorou os 114 sites mais acessados de pirataria, e analisou os dados dos 20 jogos mais vendidos no Japão por um período de cinco anos. Depois disso, multiplicou o resultado por quatro, assumindo que o Japão representa cerca de 25% do mercado mundial de jogos eletrônicos.