Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Razer pagará mais de US$ 1 milhão por propaganda enganosa

Empresa havia classificado máscara Zephyr como N95, mas produto foi contestado pelo órgão regulador dos Estados Unidos

30 abr 2024 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Razer recebeu uma multa de mais de US$ 1 milhão da FTC dos EUA por causa da propaganda enganosa de sua máscara Zephyr, que não tinha classificação N95.
Razer divulgou sua máscara Zephyr como sendo N95, mas depois foi descoberto que isso era mentira
Razer divulgou sua máscara Zephyr como sendo N95, mas depois foi descoberto que isso era mentira
Foto: Reprodução / Razer

Durante o pico da pandemia, em janeiro de 2021 a Razer revelou o “Projeto Hazel”, classificado como um “respirador cirúrgico N95” com iluminação RGB. Entretanto, tempos mais tarde foi descoberto que a máscara em questão, chamada Zephyr, não tinha classificação N95, e esse descuido custará US$ 1,1 milhão aos cofres da empresa.

Segundo informado pelas páginas PC Gamer e Kotaku, as primeiras preocupações relacionadas com o produto surgiram um ano após seu anúncio, quando foi possível encontrá-lo publicamente. A YouTuber de tecnologia, Naomi Wu, apontou a ausência da certificação do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH, na sigla em inglês), enquanto que a análise da PC Gamer sobre a máscara disse que ela não havia sido feita “para ser utilizada em um ambiente hospitalar”.

A Razer havia reconhecido que, quando anunciou o Project Hazel, não se tratava de um produto médico, mas os materiais de divulgação diziam o contrário, classificando a máscara como N95. Depois que começaram a surgir as reclamações, a empresa tirou a etiqueta N95 do seu site e notificou os clientes que a máscara não era N95, interrompeu as vendas e começou a reembolsar os consumidores.

No entanto, a Comissão Federal de Comércio (FTC na sigla em inglês), que é o órgão regulador dos Estados Unidos, disse que a Razer parou com a propaganda enganosa apenas depois que a situação foi repercutida pela imprensa e pelos próprios consumidores, impondo então uma multa de mais de US$ 1 milhão “para fornecer reembolso total aos consumidores em todo o país”, além de outros US$ 100 mil pela penalidade.

A decisão da FTC também levou em conta que o CEO da Razer, Min-Liang Tan, realizou diversas postagens no Facebook sobre a Zephyr, incluindo uma na qual ele alegou que iriam “certificar a máscara” e outra declarando que seus filtros “haviam sido testados e certificados para 99% de BFE (eficiência de filtragem bacteriana)”. A FTC disse que a declaração “implica que uma agência governamental certificou o desempenho do filtro”, algo que nunca ocorreu.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade