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Novas regras do YouTube prejudicam criadores gamers

Políticas contra xingamentos e violência afetam monetização de canais de forma retroativa

12 jan 2023 - 10h48
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Vídeos de jogos violentos, como os conteúdos de GTA RP, estão na mira do YouTube
Vídeos de jogos violentos, como os conteúdos de GTA RP, estão na mira do YouTube
Foto: GTA RP / Reprodução

O YouTube colocou em vigor uma série de novas regras contra violência e xingamentos nos vídeos exibidos na plataforma e as mudanças estão afetando diretamente os criadores de conteúdo de games, principalmente os que exibem jogos classificados para o público adulto.

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Entre as queixas dos criadores de conteúdo, as novas regras estabelecidas pelo Google para o YouTube não só limitam o alcance de vídeos e tiram a monetização, mas também atuam de forma retroativa, afetando vídeos publicados quando as normas eram diferentes e, portanto, eram considerados conteúdos seguros pela plataforma.

O YouTube anunciou a nova política em novembro de 2022, quando informou que trataria qualquer tipo de 'profanidade' de forma semelhante. Pelas regras atuais, xingamentos não podem ser usados no título ou nos 7 primeiros segundos do conteúdo e, mesmo se essas regras forem respeitadas, um vídeo pode perder sua monetização caso profanidades sejam usadas de forma consistente no decorrer dele.

Impacto em vídeos de jogos violentos

As medidas do Google também resultaram em vídeos com restrições de idade, além da perda de monetização, sem aviso prévio, segundo alguns criadores de contéudo norte-americanos. Daniel Coldren, do canal RT Games, disse no vídeo acima (em inglês) que essa situação se intensificou após ele entrar em contato com o YouTube depois que a plataforma negou seus apelos.

A plataforma também determinou a não monetização de jogos com conteúdos considerados visualmente violentos — anteriormente, essa regra só se aplicava quando a violência retratada estava ligada ao mundo real. O site norte-americano Kotaku apontou que isso afeta todos os canais de games da plataforma de forma retroativa, o que diminui a renda dos criadores de conteúdo que publicam vídeos há anos no YouTube.

Fonte: Game On
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