PUBLICIDADE

Duna nos games: jogos e colaborações da franquia

Além do novo filme, o clássico romance de Frank Herbert também ganhou adaptações nos videogames

3 mar 2024 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Duna: Parte Dois estreou nos cinemas brasileiros nesta última quinta-feira (29) e é a continuação do filme lançado em 2021 que adapta o clássico romance de ficção científica do escritor americano Frank Herbert, e possui também algumas adaptações para os games, como Dune, Dune II, Dune 2000, Emperor: Battle for Dune, Frank Herbert's Dune, Dune Wars e Dune: Spice Wars.
Foto: Reprodução

Duna: Parte Dois estreou nos cinemas brasileiros nesta última quinta-feira (29), carregando uma grande expectativa e elogios da crítica internacional, inclusive sendo cotado como um dos candidatos ao melhor filme do ano.

O longa-metragem é a continuação do filme lançado em 2021, que adapta o clássico romance de ficção científica do escritor americano Frank Herbert, publicado pela primeira vez em 1965. A história se passa em um futuro distante, onde famílias nobres lutam pelo controle do planeta desértico de Arrakis, também conhecido como Duna, devido à sua valiosa especiaria chamada "melange".

O livro acompanha as aventuras de Paul Atreides, filho e herdeiro do Duque Leto Atreides, enquanto ele enfrenta intrigas políticas com outras famílias nobres, traições e desafios no deserto de Arrakis. Duna é considerado um dos grandes clássicos da ficção científica ao explorar temas como política, religião, ecologia e poder, e sua trama complexa e personagens cativantes conquistaram gerações de leitores.

E claro que uma obra tão influente na cultura popular também ganhou algumas adaptações nos videogames. Confira a seguir uma lista dos jogos mais notáveis baseados em Duna.

Dune

Foto: Reprodução

Lançado em 1992 para PC MS-DOS, Amiga e Sega CD (com direito à dublagens e cenas do infame filme feito em 1984 por David Lynch), Dune é um dos jogos pioneiros do gênero de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Cryo Interactive e publicado pela Virgin Games. Ele é ambientado no universo de Duna, com o jogador assumindo o comando da Casa Atreides, em um jogo que combina em sua jogabilidade elementos de aventura de apontar e clicar, estratégia militar  e gerenciamento de recursos pela dominação do planeta desértico de Arrakis. O jogo conquistou um certo sucesso na época do seu lançamento por sua fidelidade ao material de origem e por sua jogabilidade desafiadora.

Dune II

Foto: Reprodução

Em paralelo ao projeto da Cryo Interactive, um outro estúdio também estava desenvolvendo um game baseado na franquia, e que também tinha como inspiração o gênero de estratégia em tempo real. Alguns meses após o lançamento de Dune, o Westwood Studios, que mais tarde se tornaria bastante popular com a franquia Command & Conquer, lançou o seu Dune II para PC, Amiga e Mega Drive em 1992.

A versão da Westwood possui um enfoque maior na estratégia, onde o jogador pode escolher controlar uma das três casas: Atreides, Harkonnen ou Ordos, cada qual com suas próprias unidades e estratégias únicas para dominar o planeta Arrakis. Para isso o jogador precisa coletar especiarias, acumular dinheiro e construir uma base e exército para esmagar os inimigos.

Muito à frente do seu tempo, o título é considerado um marco na história dos jogos de computador por estabelecer muitos dos fundamentos do gênero de estratégia em tempo real, incluindo o próprio e popular Command & Conquer da Westwood.

Dune 2000

Foto: Reprodução

Dune 2000 é uma sequência-remake de Dune II, lançado pela Intelligent Games, Westwood Studios e Virgin Interactive em 1998 para PC e PlayStation. Semelhante ao jogo original em termos de jogabilidade, esta versão traz gráficos melhorados (com direito à cenas live-action com atores entre as missões), áudio aprimorado e mecânicas de jogo refinadas. Ele mantém muitos dos elementos que fizeram de Dune II um sucesso, mas também incorpora novidades para atrair jogadores e fãs da série.

Emperor: Battle for Dune

Foto: Reprodução

Lançado em 2001 para PC, o jogo é mais uma produção da Intelligent Games e Westwood Studios e serve como uma sequência para os jogos Dune II e Dune 2000. Emperor: Battle for Dune recebeu elogios por sua jogabilidade envolvente, gráficos impressionantes para a época e fidelidade ao universo de Duna. No entanto, também foi criticado por algumas questões de equilíbrio de poder entre as facções e a falta de inovação em comparação com outros jogos de estratégia em tempo real contemporâneos. Este foi o último jogo da franquia desenvolvido pelo Westwood Studios.

Frank Herbert's Dune

Foto: Reprodução

Frank Herbert's Dune é um jogo de ação e aventura 3D lançado em 2001 pela Cryo Interactive para PC e PlayStation 2, com batalhas em tempo real, exploração do mundo e elementos de furtividade ao estilo Meta Gear Solid. O game é baseado no universo do romance e também foi lançado para acompanhar a minissérie de TV produzida pelo Sci-Fi Channel na mesma época. Com uma qualidade que deixava bem a desejar, o jogo foi um fracasso comercial e de crítica, sendo um dos últimos títulos da Cryo Interactive, que pouco tempo depois faliu e fechou as portas para sempre.

Dune Wars

Foto: Reprodução

Dune Wars é um mod desenvolvido por um grupo de fãs para o jogo de estratégia Civilization IV. Esse mod transporta os jogadores para o mundo de Duna, onde eles podem escolher entre várias facções inspiradas nas Grandes Casas do universo do romance, como Atreides, Harkonnen e Ordos. Cada facção possui suas próprias unidades, tecnologias e características únicas, refletindo as diferenças entre as casas no universo original. Dune Wars é elogiado por sua fidelidade ao material de origem e por sua capacidade de trazer a atmosfera e a profundidade do romance para o contexto de Civilization IV, gerando uma fusão única entre esses dois universos.

Dune: Spice Wars

Spice Wars é um jogo de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Shiro Games e publicado pela Funcom, e lançado em 2023 para PC e Xbox Series X/S. O game coloca os jogadores em modo single-player e multiplayer em Arrakis, com o objetivo de escolher entre várias facções e encontrar as melhores estratégias para entrar em guerra para dominar o planeta e controlar sua valiosa especiaria.

Duna em Fortnite

Em 2021, o popular battle royale Fortnite recebeu um pacote temático de Duna, aproveitando a estreia do longa metragem nos cinemas. O pacote inclui trajes de Paul Atreides e Chani, com as aparências dos atores Thimothée Chalamet e Zendaya no filme, além de itens como a asa-delta Ornitóptero, a mochila Fremkit e o gesto Passo da Areia, entre outros.

Flight Simulator: Dune Expansion

Em fevereiro de 2024, como um aquecimento para a estreia de Duna: Parte 2, a Microsoft lançou uma expansão inusitada para Flight Simulator. Intitulada "Dune Expansion", a DLC traz uma recriação do mundo desértico de Arrakis e permite ao jogador pilotar o Ornitóptero real da Casa Atreides, sobrevoando os campos de Especiarias como se estivesse dentro do filme.

Dune: Awakening

Dune Awakening é o mais novo jogo de ação e sobrevivência em mundo aberto da produtora Funcom, baseado nos livros e também nos novos filmes de Denis Villeneuve. Segundo o estúdio, será um game multiplayer de exploração com elementos de MMO e mundo aberto, que promete bastante liberdade no planeta Arrakis, onde boa parte da história se passa. Ainda sem data de lançamento, está previsto para as plataformas PC, PS5 e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade