PUBLICIDADE

Dune Spice Wars é jogo essencial para fãs de ficção científica

Jogo de estratégia em tempo real com mecânicas 4X é boa representação do universo de Frank Herbert

28 out 2022 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários
Dune Spice Wars é jogo de estratégia no universo do escritor Frank Herbert
Dune Spice Wars é jogo de estratégia no universo do escritor Frank Herbert
Foto: Funcom / Divulgação

Os livros da franquia Duna foram precursores das maiores obras de ficção científica, servindo de inspiração para Star Wars, Stargate, Alien e muito mais. Com seis livros e duas adaptações cinematográficas, as histórias criadas por Frank Herbert sempre tiveram um espaço especial para aqueles que sonham com planetas distantes no espaço, e é claro que isto não seria diferente na indústria de jogos eletrônicos. 

Desde 2001 não víamos um jogo eletrônico baseado em Duna, e como um grande fã dos livros, é óbvio que eu fiquei ansioso com o anúncio de Dune Spice Wars. Spice Wars é um jogo de estratégia em tempo real com mecânicas 4X, parecidas com o que podemos ver em jogos da série Civilization. Ou seja, os jogadores precisam explorar, expandir, tirar vantagem e exterminar as facções inimigas dentro de um mapa dividido por bases e cidades. E sendo honesto, este tipo de jogo é perfeito para o universo de Duna.

Dividir e conquistar

A premissa de Spice Wars é relativamente simples para quem já jogou qualquer outro jogo com o mesmo sistema 4X. No início, o jogador pode escolher uma das cinco grandes casas de Arrakis, sendo elas Atreides, Fremen, Corrino, Harkonnen e aqueles que são chamados de "Contrabandistas". Cada casa oferece mecânicas únicas para o jogador poder atingir a vitória, seja através da diplomacia, economia ou até mesmo utilizando a força militar. 

A primeira casa que eu escolhi foi a dos Fremen, uma espécie de humanos que se naturalizaram no planeta e lutam para defender Arrakis da exploração que afeta todo o ecossistema. Uma das habilidades especiais dos Fremen é a possibilidade de invocar as minhocas gigantes que vivem no subsolo do planeta, que permitem o transporte rápido de várias unidades militares para qualquer lugar que tenha areia, e que me ajudou em diversas situações interessantes durante a minha conquista contra as outras casas.

Após selecionar a casa e dois conselheiros, o jogador começa a partida em sua base com um objetivo simples: explorar Arrakis e colonizar os povos nativos para expandir o seu território. Conforme o jogador vai expandindo o seu território através da diplomacia ou das forças armadas, ele também precisa acumular recursos importantes para a sobrevivência como água, trabalhadores, comida, materiais e influência. Cada um desses recursos serve para investir em novos equipamentos, melhorias, novas bases ou até mesmo na criação de alianças com as outras facções que lutam pelo controle de Arrakis. Também é necessário criar bases de mineração da Especiaria, que serve como o principal recurso do planeta e é o estopim da guerra entre as casas.

Além disso, o jogador também pode realizar pesquisas e participar de jogos políticos que influenciam no desenvolvimento da sua e das outras casas. Enquanto eu jogava, eu pude utilizar a minha influência como Fremen para armar uma rebelião contra os contrabandistas, que resultou em uma votação importante onde eu ganhava o apoio militar do império por 20 dias, que acabou me ajudando a roubar algumas bases inimigas para o meu lado. Eu também aproveitei o caos e realizei diversas pesquisas que permitiam a criação de novas unidades militares e planos econômicos, o que abriu caminho para que eu avançasse no comércio da especiaria e de outros recursos.

As Casas lutam pela Especiaria Melange em Dune Spice Wars
As Casas lutam pela Especiaria Melange em Dune Spice Wars
Foto: Dune Spice Wars / Reprodução

Para atingir a vitória em Dune Spice Wars, é necessário completar um dos três objetivos centrais. Estes objetivos vão desde a vitória militar (quando você extermina todas as facções do mapa) até a vitória diplomática, onde o jogador se torna governador de Arrakis e deve permanecer no poder por 45 dias. Além destes, também é possível vencer através da Hegemonia, onde o seu governo ganha poder sob todas as outras facções que comandam Duna através da exploração da “especiaria” e da expansão da sua casa. 

Diante das três formas principais, eu senti que a vitória militar é a forma mais rápida de vencer a partida, visto que eu podia focar somente em todas as pesquisas e equipamentos que beneficiassem o meu exército, enquanto as outras duas vitórias necessitam um pouco mais de estratégia, tempo e manutenção de recursos.Apesar de o início do jogo parece ser bem complexo, percebi que Dune Spice Wars é um pouco mais amigável comparado com outros jogos do gênero. Os objetivos são claros, o combate é cruel mas justo e as mecânicas de comércio, expansão e manutenção são bem explicadas para o jogador. 

Apresentação ótima, performance nem tanto

O jogo combina estratégia em tempo real e elementos ao estilo 4X
O jogo combina estratégia em tempo real e elementos ao estilo 4X
Foto: Dune Spice Wars / Reprodução

Duna tem um dos universos mais icônicos da ficção científica, e é muito legal ver que diversos locais do planeta Arrakis foram fielmente reproduzidos dentro do jogo. Cada base principal das casas mantém a estética semelhante aos livros, os pontos de interesse se destacam nas areias do planeta e a trilha sonora ajudam a me transportar para um planeta perigoso, isolado e prestes a explodir com suas guerras.

Graficamente, o jogo não oferece nada de novo ou revolucionário, mas a direção de arte acaba carregando todo um peso que gera destaque durante as partidas. A trilha sonora também ajuda a criar uma atmosfera única e que remete uma sensação de poder e conquista, e tudo isso ajuda a dar vida para Arrakis. Infelizmente, a performance do jogo deixa a desejar em alguns pontos, principalmente quando vários soldados aliados e inimigos estão travando uma batalha. Meu pc é equipado com uma RTX 3070 e ainda assim eu estava sofrendo com quedas de quadros, chegando a atingir menos de 30 FPS durante algumas brigas mais pesadas.

Considerações finais

Dune: Spice Wars - Nota 9
Dune: Spice Wars - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Dune Spice Wars é um jogo essencial para os fãs de ficção científica e estratégia por abordar tudo que há de melhor dentro deste gênero tão nichado. A sua facilidade para abraçar jogadores veteranos e novatos é algo importante para jogos do tipo, e o universo de Duna está fielmente representado. Apesar de alguns problemas com performance, Spice Wars tem o potencial para se tornar um clássico daqui alguns anos.

Dune Spice Wars está disponível para PC.

*Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Funcom.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade