PUBLICIDADE

Conheça a história por trás do nome Final Fantasy

Apesar do nome, primeiro jogo deu início a uma das séries mais icônicas dos videogames

28 fev 2024 - 11h41
(atualizado às 11h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça a origem do nome Final Fantasy
Conheça a origem do nome Final Fantasy
Foto: Reprodução / Squaresoft

Parte de um seleto grupo de videogames lendários cuja mera menção já evoca lembranças em várias gerações de jogadores, Final Fantasy é uma daquelas raras séries cujo interesse transcende seus jogos. 

Além de suas histórias, origens de protagonistas e vilões, invocações e elementos mágicos, um dos temas que mais gera curiosidade entre os fãs da série é seu título. Afinal, o que poderia significar "Final Fantasy"? Há uma mensagem oculta por trás do título?

A lenda que circulou por décadas é bem conhecida: lançado em 1987 para Famicom, o jogo criado por Hironobu Sakaguchi seria a última dança, a "fantasia final" da Squaresoft, na época uma pequena desenvolvedora de jogos frente à falência. 

Mas não é bem assim.

O fim de uma lenda

A lenda por trás do nome Final Fantasy tem um fim inspirador: o enorme sucesso do primeiro jogo salvou a Squaresoft da falência e catapultou o nome de Hironobu Sakaguchi como um dos grandes designers de jogos japoneses. Apesar de inspiradora, a lenda não passa de… uma lenda. E foi o próprio Hironobu Sakaguchi o responsável por desmenti-la. 

Em 2015, em uma conferência na universidade de Ritsumeikan, em Quioto, no Japão, Sakaguchi esclareceu que sua principal inspiração para o nome foi a série de livros e jogos de tabuleiro Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas, no Brasil). O problema é que este nome já era registrado e, portanto, não poderia ser utilizado. Além disso, Sakaguchi queria um título de fácil entendimento e cuja sigla pudesse ser facilmente pronunciada pelos japoneses – no caso seria "FF" (pronunciado como "efu efu" pelos japoneses). 

Série de livros e jogos de tabuleiro Fighting Fantasy foi uma das inspirações para o nome Final Fantasy
Série de livros e jogos de tabuleiro Fighting Fantasy foi uma das inspirações para o nome Final Fantasy
Foto: Reprodução / beastsofwar.com

Oito anos depois, em 2023, em entrevista especial sobre os 35 anos de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi aprofundou suas explicações sobre o nome de sua criação mais conhecida. O designer explicou que a franquia Dragon Quest já começava a se estabelecer no Japão e era conhecida pelo apelido "Drakue". Sakaguchi queria algo similar para seu "FF", e como o "Fighting" não poderia ser usado, ele terminou por encaixar a palavra "Final", formando Final Fantasy.

A ilusão definitiva

Apesar da realidade muito mais casual e prosaica por trás da criação do nome Final Fantasy, Sakaguchi revelou um lado "mágico" com relação à história real do nome do jogo. Na entrevista de 2023, ele conta ter recebido um cartão postal de estudantes revelando que um professor lhes explicou que Final Fantasy seria traduzido em japonês como "Kyukyoku no Gensou", que vez significa "The Ultimate Illusion" (A Ilusão Definitiva, em tradução livre). "No segundo que isso [o cartão postal] chegou, eu disse: 'vamos usar isso!'", revelou

Apesar de algumas informações mencionarem uma dificuldade financeira, a suposta falência da Squaresoft provavelmente também foi exagerada nas histórias sobre a criação de Final Fantasy. Independente disso, o fato é que a série é uma das maiores e mais relevantes do universo dos videogames.

Final Fantasy VII Rebirth, próximo título da franquia, chega em 29 de fevereiro ao PlayStation 5 e é título obrigatório para os fãs, mesmo que peque no ritmo.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade