PUBLICIDADE

Fallout: Entenda o que aconteceu com Shady Sands e a NCR

Cidade destruída da série tem ligação direta com os games e deixou os fãs preocupados

18 abr 2024 - 06h08
Compartilhar
Exibir comentários
O jovem Maximus foi um dos poucos sobreviventes do ataque em Shady Sands
O jovem Maximus foi um dos poucos sobreviventes do ataque em Shady Sands
Foto: Fallout / Reprodução

Um dos principais eventos da série Fallout, da Amazon Prime Video, envolve a descoberta de que um assentamento chamado Shady Sands foi destruído por uma bomba atômica. Essa cidade é a capital da New California Republic, uma das principais facções de Fallout, com papel importante em vários jogos.

Os eventos da série Fallout acontecem depois dos jogos e são considerados canônicos pela produtora Bethesda, ou seja, fazem parte da trama oficial da franquia, conectando-se com os videogames - é diferente de séries como Halo, que retrata uma 'versão alternativa' da história dos jogos; ou The Last of Us, que tenta adaptar diretamente a trama para o formato live action.

O que aconteceu com Shady Sands e até mais importante, quando tudo aconteceu, causou polêmica entre os fãs mais dedicados, por aparentemente contradizer fatos de jogos recentes. Caso você ainda não tenha terminado de assistir a primeira temporada de Fallout, fique com essa imagem do cachorro Dogmeat para evitar spoilers e volte depois:

A série Fallout também revela a origem do fiel pastor alemão Dogmeat (de um deles, pelo menos)
A série Fallout também revela a origem do fiel pastor alemão Dogmeat (de um deles, pelo menos)
Foto: Amazon Prime Video / Divulgação

Pronto? Então vamos lá.

A New California Republic é uma facção baseada na costa oeste dos Estados Unidos, um grupo que começou a partir do assentamento construído por sobreviventes recém-saídos da Vault 15. O assentamento ficou conhecido como Shady Sands e ao longo dos anos, cresceu e atraiu milhares de pessoas, desenvolveu sua própria moeda e sistema de comércio, formou um exército para proteger seus habitantes, tornando-se uma nação com identidade própria, a Nova República da Califórnia, também chamada pela sigla NCR.

Ao todo, a New California Republic é formada por cinco estados fictícios na Wasteland: Shady Sands, Los Angeles, Maxson, Hub e Dayglow. Um detalhe curioso sobre a série é o ajuste geográfico que foi feito com Shady Sands, que originalmente ficava mais ao norte da Califórnia e na versão da Amazon Prime Video, fica dentro do território de Los Angeles. Ou ficava, já que a cidade foi destruída por um ataque nuclear.

A destruição de Shady Sands coloca vários elementos da trama de Fallout em movimento, tanto na série quanto para jogos futuros, alternado a balança de poder da Costa Oeste. O que deixou muitos fãs preocupados foi uma linha do tempo exibida em um quadro negro em um dos episódios, que parece contradizer os fatos do jogo Fallout New Vegas.

A linha do tempo vista na sala de aula no episódio 6 de Fallout mostra algumas datas importantes:

  • 2162 - Shady Sands é fundada;
  • 2189 - A New California Republic é formada oficialmente;
  • 2241 - A NCR se torna o maior poder econômico e político da costa oeste;
  • 2277 - Queda de Shady Sands (com uma seta apontando para 'Ataque nuclear')

A destruição de Shady Sands não só eliminou milhares de pessoas, repetindo os eventos da própria Terceira Guerra Nuclear, mas também um século de história dos sobreviventes do mundo pós-apocalíptico. A NCR não foi destruída, pois há outras cidades-estado e o próprio grupo liderado por Moldaver é prova disso.

Papel da New California Republic nos games

Shady Sands vista do alto no game Fallout 2
Shady Sands vista do alto no game Fallout 2
Foto: Fallout 2 / Reprodução

Shady Sands é um assentamento construído por ex-habitantes da Vault 15 e é visitado pelo jogador no primeiro Fallout e depois novamente em Fallout 2, quando se torna a capital da New California Republic.

A NCR está presente em dois jogos: Fallout 2 e Fallout New Vegas. No game mais antigo, o jogador descobre sua existência ao se envolver nas disputas entre os grupos de New Reno e Vault City, que disputam o controle do norte da Califórnia com a NCR. Em Fallout New Vegas, a NCR está em guerra com um grupo chamado Legião de César pelo controle do território do deserto do Mojave - onde fica a cidade independente New Vegas, que também aparece no episódio oito da série.

Agora as coisas começam a ficar confusas: Os eventos de New Vegas acontecem em 2281, quatro anos após Fallout 3, que se passa em 2277. No jogo, é dito por um oficial da NCR que está tudo bem em Shady Sands (embora as tropas da NCR sofram com problemas de falta de suprimentos no Mojave), mas na série, a cidade teria sido devastada. Por quem exatamente?

O presidente da Rob-Co, fabricante de robôs e do Pip-Boy, tem papel central em New Vegas e bastante destaque na série
O presidente da Rob-Co, fabricante de robôs e do Pip-Boy, tem papel central em New Vegas e bastante destaque na série
Foto: Fallout/Amazon Prime Video / Reprodução

O episódio oito deixa no ar a ideia de que a Vault-Tec tenha convencido Mr. House, o chefão da Rob-Co, a usar uma de suas bombas para atacar Shady Sands. House aparece bastante no flashback daquele episódio, na mesa de reunião com outros dirigentes das corporações, e a série sugere que os chefões da Vault-Tec estão em New Vegas, cidade onde House se refugiou. Porém, em Fallout New Vegas, ele afirma que a NCR e Shady Sands são seus clientes favoritos e permitir que os habitantes daquela cidade frequentem New Vegas é um acordo essencial para a cidade controlada pelo empresário. Em todo caso, se a cidade foi destruída antes do game, o que isso significa?

Alguns fãs viram nisso um 'retcom' para remover a trama de Fallout New Vegas do cânone da franquia, por acreditarem que a Bethesda 'não gosta' daquele jogo, que embora seja considerado o melhor Fallout, foi feito por outra produtora, a Obsidian Entertainment. Mas segundo Todd Howard, diretor da Bethesda e produtor executivo da série, não é bem assim.

Howard deu uma entrevista sobre essas questões nesta semana, falando ao Ian Games Network. No programa, ele apontou que não existe um conflit oentre a série e os eventos de Fallout New Vegas, reafirmou que o jogo da Obsidian é canônico para a franquia e que Shady Sands foi bombardeada depois dos eventos do jogo, e não em 2277.

Vale notar que Howard não menciona o quadro-negro do episódio 6, mas mesmo assim, sua explicação permite interpretar que "a queda de Shady Sands" foi um processo que começou em 2277, um declínio que culminou no ataque nuclear em algum ponto depois de 2281. Levando em conta os eventos de Fallout New Vegas, é notório que as coisas não estavam tão bem assim para a NCR, que sofria as consequências de uma expansão acelerada de território e um conflito com várias facções ao mesmo tempo. As linhas de suprimentos para manter os soldados no front estavam impactando a vida dos moradores de cidades como Shady Sands e isso pode ter provocado tumultos na nação pós-apocalíptica.

Engano ou mistério?

Descobrir que os habitantes da superfície foram capazes de construir sua própria civilização sem a ajuda dos 'Vaulties' deixou Lucy chocada
Descobrir que os habitantes da superfície foram capazes de construir sua própria civilização sem a ajuda dos 'Vaulties' deixou Lucy chocada
Foto: Fallout/Amazon Prime Video / Reprodução

Outra possibilidade é que talvez as datas no quadro-negro estivessem erradas, um descuido de alguém na equipe da série, mas é difícil acreditar nessa teoria dado o cuidado com os detalhes visto em toda a produção de Fallout. 

É provável que os detalhes da queda de Shady Sands e a verdade por trás do ataque nuclear sejam melhor explicados na segunda temporada de Fallout, que já teve a produção confirmada pela Amazon.

Com oito episódios, Fallout está disponível no streaming Amazon Prime Video.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade