PUBLICIDADE

Especialista indica 3 jogos NFT para ficar de olho em 2022

Investimento em jogos play to earn sempre terá riscos, mas alguns projetos são mais seguros

28 jan 2022 15h58
| atualizado em 18/2/2022 às 15h54
ver comentários
Publicidade
Axie Infinity é um dos principais jogos NFT do mercado
Axie Infinity é um dos principais jogos NFT do mercado
Foto: Axie Infinity / Divulgação

A nova moda da indústria dos games são os chamados jogos play to earn - "jogue para lucrar" em tradução livre. E dentro dessa febre, o conceito de jogos NFT surgiu e ganhou força com a possibilidade das pessoas lucrarem proporcionalmente o tanto que jogam. Seria o sonho, não é mesmo?

Contudo, nem tudo são flores e era claro que o mercado de jogos play to earn em algum momento seria invadido por diversos grupos com intenções de aproveitar de forma desesperada uma nova tendência. Assim, muitos projetos de jogos NFT passaram a ser vistos como esquemas de pirâmide, mas a realidade é que existem games promissores no formato earn to play.

Para ajudar a analisar um projeto de jogos em modelo play to earn que se utilizam de NFTs, o Game On conversou com Diego Ortiz, CEO da Verse. A Verse é uma agência de marketing digital voltada para empresas que querem atuar na chamada Web 3.0. Dessa forma, Ortiz estuda algumas formas de se avaliar jogos que utilizam NFT para determinar pelo menos um certo nível de segurança.

Aliás, esse é um fator que deve ser mencionado quando falando de games play to earn: não existe investimento sem nenhum nível de risco. Entretanto, ele pode ser mitigado. Segundo Ortiz três jogos NFT que oferecem menos risco são os seguintes:

  • Axie Infinity
  • Battle of Guardians
  • Idle Cyber

Para entender o porquê destes projetos serem um pouco mais seguros, é necessário contextualizar cada um deles.

Axie Infinity

Jogo traz design agradável com bichinhos que lembram Pokémon
Jogo traz design agradável com bichinhos que lembram Pokémon
Foto: Axie Infinity / Divulgação

Com um visual que relembra Pokémon, Axie Infinity é um jogo onde o usuário deve montar uma equipe com três Axies, os bichinhos do game. Assim, ao adquirir sua equipe, você poderá treiná-la, evoluir os Axies, usá-los para batalha, entre outros recursos da plataforma. O detalhe do game é que os Axies são NFTs, ou seja, tokens não fungíveis e únicos. Cada Axie é único e oferece vantagens especifícas, assim como tem preços específicos. Logo, para entrar em Axie Infinity, você já deve comprar Axies, investindo uma grana para começar.

Battle of Guardians

Battle of Guardians é jogo de luta com recursos NFT
Battle of Guardians é jogo de luta com recursos NFT
Foto: Battle of Guardians / Divulgação

Battle of Guardians é um jogo online de luta com foco no PvP (player versus player). Aqui o elemento NFT é similar ao de Axie Infinity, onde cada lutador é um token único. Além disso, a plataforma de BOG visa também uma exploração maior do Metaverso, com batalhas podendo acontecer em locais variados do universo do jogo. Um dos diferenciais, em relação à outros games, são gráficos um pouco mais trabalhados.

Idle Cyber

Idle Cyber é um projeto mais recente que aposta no sistema play to earn
Idle Cyber é um projeto mais recente que aposta no sistema play to earn
Foto: Idle Cyber / Divulgação

Idle Cyber é um jogo do gênero tower defense e traz um universo onde o mundo está sendo invadido por uma força de ciborgues que querem dominar o planeta. Assim, a humanidade criou uma linha de defesa para defender o mundo destes inimigos. Para começar em Idle Cyber, não é necessário comprar personagens. Aqui, os NFTs são utilizados para customizar e melhorar o seu personagem aos poucos.

Porque estes jogos?

Na hora de analisar projetos de jogos com recursos NFT, Diego Ortiz indica que é necessário avaliar alguns aspectos importantes como por exemplo: a legitimidade da empresa, afinal quem são os fundadores daquele game? Além disso, é preciso analisar o projeto do jogo para a comunidade e se eles fornecem recursos para criar uma economia in-game sustentável. 

"Faz sentido? Qual o objetivo do crescimento da comunidade? Quais são as recompensas? Em Axie Infinity por exemplo, você joga e ganha SLPs, além dos próprios Axies, você tem muitos recursos para negociar. Além disso você pode acompanhar o valor dos tokens pela Binance", pontua Diego.

E ainda segundo Ortiz, a seriedade e legitimidade das empresas em projetos de jogos NFT deve encarar o recurso como uma forma primária de entretenimento e não investimento. O entretenimento deve ser unido à uma compensação financeira, mas a plataforma deve ser atraente por si só..

"Por exemplo, a minha mãe, ela ama Candy Crush e joga muito tempo. Imagina se unido à plataforma do Candy Crush. Imagina, ela já joga Candy Crush, ela gosta do game e ai do nada surge uma oportunidade de ter uma compensação financeira com aquilo. É isso que já acontece com Axie Infinity e começa a acontecer com Battle of Guardians e Idle Cyber", comenta o especialista.

Ortiz finaliza dizendo que o conceito de NFT veio para ficar, ainda que exista uma tentativa de subversão por parte de pessoas que querem aproveitar a onda. Mas as possibilidades de jogos que possuam recursos NFTs ainda não riscaram a superfície de tudo que pode ser aproveitado.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade