PUBLICIDADE

Como se tornar um jogador profissional de FIFA

Passo a passo para você se destacar no game de futebol e fazer carreira como pro player

10 nov 2021 11h55
| atualizado às 11h57
ver comentários
Publicidade
FIFA 22 - Jogadores jovens com potencial
FIFA 22 - Jogadores jovens com potencial
Foto: EA / Reprodução

Acompanhar o cenário profissional dos esportes eletrônicos já é hobby de muita pessoas e, neste caso, o FIFA representa um espaço diferente para vários jovens brasileiros. Isso porque no nosso país um dos sonhos mais comuns da garotada é se tornar um jogador profissional de futebol. O cenário competitivo de FIFA acaba representando uma segunda chance de se profissionalizar nos campos, mesmo que os digitais.

Pensando nisso, o Game On preparou algumas dicas para você começar a mudar o seu olhar com o simulador de futebol da EA Sports, que pode deixar de ser um passatempo para se tornar uma profissão. Então confira.

Você vai precisar de um PS5

Foto:

Não se assuste, a jogabilidade do Xbox Series X para o PlayStation 5 não é diferente! Contudo, infelizmente a EA Sports optou por montar seu ciclo competitivo, o FIFA Global Series (FGS), apenas no console de última geração da Sony. Isso porque, segundo a empresa, o PlayStation historicamente apoiou o FIFA eSports. Além disso, a empresa informou que a grande maioria da base global de jogadores verificados do FUT Champions é composta por jogadores de consoles PlayStation.

Quanto a ser necessário um console de última geração, isso já era esperado e ocorre em todo ciclo competitivo do cenário de FIFA. Contudo, com o FIFA 22, isso se tornou uma obrigatoriedade ainda maior, uma vez que apenas nos consoles de última geração o jogo possui o sistema Hypermotion, que aumenta significativamente a jogabilidade do simulador de futebol.

Mergulhe no Ultimate Team

A 4-3-3 é uma formação muito utilizada em várias edições no Ultimate Team
A 4-3-3 é uma formação muito utilizada em várias edições no Ultimate Team
Foto: Reprodução / UT Web App / Tecnoblog

Todo o cenário competitivo do jogo acontece no FIFA Ultimate Team (FUT). O modo online permite que você consiga cartas dos jogadores para montar o seu time, se baseando principalmente no entrosamento entre os jogadores para determinar o nível da equipe. Para que os jogadores possuam um bom entrosamento, é importante que eles compartilhem pelo menos uma de três características possíveis, sendo elas: nacionalidade, time e liga. Quanto maior o número compartilhado destas características, maior o entrosamento e melhor o desempenho.

Outro detalhe importante de ser ressaltado é o fato de que o overall (nota da carta) dos jogadores é sim um influenciador, mas não significa que aquele atleta é superior à um com overall menor. Um bom exemplo é o caso de Trent Alexander-Arnold, lateral direito do Liverpool, que possui uma carta com nota 87. Contudo, Kyle Walker, lateral direito do Manchester City, com nota 85, é considerado melhor pela comunidade. É necessário jogar bastante no modo para saber o que funciona melhor para o seu estilo de jogo.

Devore o Division Rivals

Dicas do modo FUT do FIFA 22:

A própria plataforma do FIFA define um caminho para que os jogadores casuais comecem a se profissionalizar aos poucos através do modo Dividision Rivals. Por lá, você enfrenta outros jogadores, de forma online, e vai subindo entre as divisões da plataforma, conseguindo pontos para que consiga disputar o FUT Champions, que reúne os melhores jogadores da região.

Aqui as coisas podem começar a se complicar e é necessária muita dedicação, porque apenas ranqueando bem no FUT Champions que você poderá ficar apto para disputar os campeonatos do circuito FGS. Caso você fique bem posicionado, receberá um convite da EA para disputa dos qualificatórios regionais, mas é necessário ter se inscrito no programa da empresa. As inscrições desta temporada estão abertas até o dia 13 de dezembro e você pode se inscrever clicando aqui. Confira também o roadmap do cenário competitivo para o FIFA 22.

Foto: EA Sports / Divulgação

Se mostre para o cenário

Verdade seja dita, o cenário competitivo de FIFA segue uma lógica parecida com a do futebol real. Nem todos os craques são descobertos e muitos jogadores com um potencial menor se destacam por conhecerem as pessoas certas. Existe a possibilidade de você conseguir chegar nas disputas do FUT Champions, mas acabar derrotado por jogadores que já estão contratados e literalmente vivem daquilo, sem outras preocupações.

Uma alternativa para esse tipo de situação é se mostrar uma figura presente no cenário. Procure alternativas que demonstrem que você tem um potencial grande que pode ser bem trabalhado se houver pessoas que invistam em você. Muitas vezes a rede de contatos influencia nos ramos profissionais, então tente criar a sua, seja com streams, seja criando conteúdo que mostre a sua habilidade.

FIFA 22 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade