Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Takashi Iizuka fala ao Game On sobre Sonic Racing: CrossWorlds e a franquia Sonic

Chefe do Sonic Team esteve na BGS 2025, onde comentou sobre o novo jogo de corrida do Sonic e o que o futuro reserva para o mascote da Sega

14 out 2025 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários
Takashi Iizuka fala ao Game On sobre Sonic Racing: CrossWorlds e a franquia Sonic
Takashi Iizuka fala ao Game On sobre Sonic Racing: CrossWorlds e a franquia Sonic
Foto: Reprodução / AvcF

Na Brasil Game Show 2025, o Terra Game On teve a oportunidade de conversar com Takashi Iizuka, chefe do Sonic Team e experiente produtor com vários games importantes da Sega no currículo.

No bate-papo, ele falou sobre o motivo de Sonic Racing: CrossWorlds ser um grande jogo de corrida, ao mesmo tempo em que comentou sobre a franquia Sonic the Hedgehog. 

Game On: Você tem uma longa experiência com produtor de videogames. Após tantos anos e depois de tantas mudanças e transformações que os games passaram até aqui, como é para você pra trabalhar hoje em um título Sonic the Hedgehog?

Takashi Iizuka: Lá no início, eu não imaginei que trabalhar nesse jogo pudesse durar até hoje, que eu trabalharia com Sonic por tanto tempo. Ali na hora foi trabalhar em mais um jogo, fazer um título com um personagem que pudesse realmente representar a Sega para o mundo, assegurar que a Sega tivesse jogos que pudessem vender bem e ajudar Sonic a se estabelecer como o representante da companhia. Lá no começo a nossa preocupação era fazer jogos que pudessem agradar aos jogadores, mas as coisas foram ficando cada vez maiores, foram surgindo desenhos, filmes e outros produtos, e outros públicos que nós precisamos agradar foram aparecendo.

Então, lá no começo nosso trabalho era fazer um super jogo para agradar aos jogadores, hoje, 30 anos depois, Sonic se transforma em um personagem que está em todo lugar e chama a atenção de todo mundo, e nós temos que levar isso em conta.

Game On: Você acha que a visão que os jogadores têm de Sonic mudou nesses 30 anos?

Takashi Iizuka: Na época do Mega Drive, Sonic era um personagem de videogame que fazia sucesso com os jogadores entusiastas. A única forma de interagir com ele era através dos games. Como mencionei, desenhos animados e filmes foram surgindo, o que trouxe uma nova base de fãs que se apaixonou pelo personagem, cujo primeiro contato com Sonic e os outros foram por outras mídias e não pelos videogames, então eles não necessariamente estavam familiarizados com os jogos e seu gameplay. Pessoas de todos os tipos e idades, que muitas vezes nunca tinham jogado ou não tinham se interessado por games antes. Foi assim que a base de fãs foi se expandindo e se transformou com o tempo.

Game On: Agora, falando de questões técnicas, Sonic the Hedgehog começou no Mega Drive como um jogo de plataforma em 2D, e de alguns anos para cá seus jogos são 3D. Há ainda um "eco", alguma coisa dos primórdios presente nos games atuais?

Takashi Iizuka: Em 1998, Sonic Adventure foi lançado e ele marcou a evolução dos games de plataforma 2D clássicos, ao levar Sonic para o novo mundo do 3D. Foi um título muito importante para levar a franquia adiante e ainda hoje são essas experiências 3D que continuam levando Sonic e seus jogos adiante. É difícil comparar a experiência de jogo 2D com a 3D, pois as qualidades e sensações trazidas pelo design 2D são diferentes das do design 3D. Então o que faremos para os futuros jogos é assegurar que continuaremos a entregar essa experiência de ponta em 3D que as pessoas conhecem e gostam, mas ao mesmo tempo integrar um gameplay 2D para as pessoas que gostam dessa experiência, que cresceram com os games clássicos 16-bits. 

Game On: Falando agora dos jogos derivados de Sonic, existe algum critério para decidir que tipo de jogo será feito?

Takashi Iizuka: Sobre Sonic Racing: CrossWorlds, faz parte dessa tradição de jogos de corrida que já tivemos na Sega. Jogos de corrida sempre foram populares, então nós queríamos fazer o melhor jogo de corrida possível com Sonic, e foi assim que Sonic Racing: CrossWorlds nasceu. Além dos games de plataforma 2D e de aventura 3D, há um terceiro pilar, que são os jogos de corrida.

Como mencionei há pouco, existe todo um público que conheceu Sonic através de outras mídias e que não são familiarizados com seus games clássicos, ao mesmo tempo que há muitos fãs de games de corrida que conhecem Sonic apenas pelo personagem. Então nós pensamos os jogos como uma forma de atrair esses outros públicos para a franquia.

Game On: Os jogos de corrida de Sonic começaram lá nos anos 1990 com Sonic Drift, para Game Gear, e houve um hiato deste até o lançamento do primeiro Sonic Racing. Por que vocês decidiram trazer essa franquia de volta?

Takashi Iizuka: Os jogos de corrida começaram com Sonic Drift, para Game Gear, como você citou, depois teve Sonic R para o Sega Saturno e posteriormente na era do PlayStation 2, lançamos Sonic Riders. Com todos esses jogos na bagagem, nós queríamos colocar as melhores qualidades de todos esses games passados em um único título. Então para Sonic Racing: CrossWorlds, nós queríamos os hoverboards e os personagens de Sonic Riders, porque as pessoas adoram esses personagens e as corridas sobre pranchas. De Sonic & Sega All-Stars Racing, tinha personagens de outras séries da Sega, e nós pegamos também esse conceito.

Esses e outros trunfos de títulos passados foram executados em um único e completo pacote, resultando em um game de corrida muito divertido. Nós conseguimos isso também graças ao Team Sonic, que tem experiência com os personagens, ao Sega Arcade Racing Team, que tem trabalhado em jogos de corrida por mais de uma década. Então conseguimos unir essas forças para conceber o melhor game de corrida de Sonic já feito.

Game On: Pergunta final. Ao longo dos anos, Sonic já desempenhou vários papéis, ele já foi e voltou do espaço, já esteve na idade média, foi lobisomem uma vez, já esteve em jogos de pinball. Então o que podemos esperar que Sonic fará no futuro? 

Takashi Iizuka: Sonic sempre está entrando em novas aventuras, mas infelizmente não podemos dar detalhes do que está por vir. Mas gostaríamos que as pessoas soubessem que sempre estamos projetando novos jogos, e eles sempre serão novas experiências, sempre terão alguma coisa nova. Por exemplo, em Sonic Racing: CrossWorlds nós temos os Travel Rings, com eles ao invés de ser sempre o esquema de três voltas, na segunda eles nos levam a lugares completamente diferentes, mudando totalmente a corrida. Essa foi uma das ideias que a equipe concebeu para criar algo diferente, assegurando que a experiência de corrida tivesse algo novo.

Com os games de ação, a equipe sabe que é sempre divertido partir para uma nova aventura, mas sabemos que sempre temos que inserir algo totalmente novo. Então quero dizer que os próximos títulos sempre terão algo de diferente e excitante em suas experiências, então eu espero que vocês fiquem alertas para as próximas novidades!

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade