"Brasil é uma das comunidades mais engajadas", diz Jam.gg
Diretor da plataforma social de jogos retrô comenta sucesso no país e planos para o futuro
A plataforma social Jam.gg, que permite jogar games retrô através do navegador no PC e no celular é um sucesso no Brasil, com mais de 500 mil usuários angariados no país desde sua chegada em fase beta, como Piepacker.
A combinação de games clássicos com a facilidade de jogar via streaming e sem pagar nada foi bastante atraente para os jogadores brasileiros. O Game On conversou com Thomas Moreau, diretor de marketing e aquisições da plataforma, sobre a comunidade brasileira na Jam.gg.
"Os gamers brasileiros arrasam. Eles têm sido uma das comunidades mais positivas e engajadas que depositam fé em nossos projetos", disse o diretor. "Já passamos por muitas versões meio quebradas e eles estão sempre aqui para testar, com comentários construtivos e compartilhando com seus amigos. Nós amamos o Brasil". Para ajudar no relacionamento a comunidade, a Jam.gg estabeleceu uma base local, através da Criabits.
Após um ano e meio de testes e com cerca de 2 milhões de usuários, foi estranho ver a Piepacker mudar de nome, mas Moreau explicou que foi uma necessidade de afirmar melhor a direção social da plataforma: "Jamming* parece o tipo certo de estado de espírito quando se trata de criar novas experiências multiplayer com nossa comunidade".
"É um conceito legal: um ecossistema aberto, um projeto comum com nossa comunidade, explorando territórios desconhecidos nos jogos", explicou o executivo. "Estamos tocando todos juntos!"
Retro gaming sim, pirataria não
A Jam.gg se diferencia de outras plataformas que oferecem jogos grátis e via streaming por apostar em games clássicos, como por exemplo, os muitos sucessos da SNK presentes em seu catálogo.
"Para nós, retrogaming foi a vertical perfeita para começar a construir uma nova plataforma e um novo ecossistema", apontou o diretor. "Conseguimos contar com uma comunidade de fãs realmente engajada, que são muito exigentes e se preocupam em poder jogar com seus amigos. Se tivéssemos que competir contra Xbox, PlayStation ou Stadia, não teríamos esse sucesso".
Moreau ressalta que todos os jogos que você pode jogar na Jam.gg são legalmente licenciados. "Temos uma equipe de desenvolvimento de negócios incrível discutindo semanalmente com desenvolvedores independentes bem estabelecidos".
"A pirataria tem sido um tema-chave desde o início de nossas aventuras e temos sido muito rigorosos em garantir que tudo o que fornecemos seja legal", frisou o executivo. Segundo Moreau, quando um usuário carrega uma ROM na seção BYOG [Bring Your Own Game ou "traga seu próprio jogo", em português], isso instantaneamente se torna uma sala de jogos 100% controlada pelo usuário - e a responsabilidade passa a ser do jogador.
Tudo acontece como se a Jam.gg fornecesse aos usuários a tecnologia e os recursos sem acessar nenhum de seus conteúdos. "Nosso plano é tornar a emulação e o multiplayer muito mais fáceis, mas insistimos no fato de que os usuários devem adquirir seus jogos legalmente", reforçou o diretor.
Para o futuro próximo, a plataforma deve receber mais jogos retrô, desde clássicos como Double Dragon até retrogames modernos como Blazzing Chrome, mas também games de outros gêneros. Segundo Moreau, Overcooked e Moving Out são dois games que estrearão na Jam.gg até o final de 2022.
A plataforma Jam.gg está disponível para PC e celulares.