PUBLICIDADE

The Thaumaturge surpreende com trama de mistério sobrenatural

Game traz ótima ambientação, mas poderia ser mais acessível se tivesse textos e legendas em português

12 mar 2024 - 08h48
Compartilhar
Exibir comentários
The Thaumaturge é um RPG de investigação sobrenatural ambientado na Polônia do começo do século passado,
The Thaumaturge é um RPG de investigação sobrenatural ambientado na Polônia do começo do século passado,
Foto: 11 bit studios / Divulgação

Um RPG com foco narrativo, cheio de decisões moralmente duvidosas e criaturas místicas assustadoras, The Thaumaturge poderia ser uma das melhores surpresas que tive até agora em 2024, porém o lançamento da 11bit studios não é fácil de recomendar para todo mundo.

The Thaumaturge é um RPG isométrico, com combate tático e mecânicas de investigação muito bem implementadas. O jogo é ambientado em Varsóvia no começo do século XX, quando a Polônia estava sob o domínio do império russo. É um cenário que não costuma se ver nos videogames e só por isso, já chama a atenção.

Investigador sobrenatural

Os salutors são entidades demoníacas associadas às emoções humanas
Os salutors são entidades demoníacas associadas às emoções humanas
Foto: 11 bit studios / Divulgação

No controle de Wiktor Szulski, um detetive com habilidades místicas, o jogador vai interagir com muitos personagens nas ruas da cidade, como cidadãos poloneses, mercadores judeus, soldados russos, nobres e plebeus, cada um com seus próprios interesses, que geralmente batem de frente com os dos outros. Isso cria uma rede de escolhas que afetam a narrativa e deixam o jogador sempre naquela situação de dúvida sobre o que fazer. 

Para complicar mais as coisas, a cidade é assolada por criaturas etéreas, espíritos sinistros chamados salutors - esses monstros únicos são muito bem desenvolvidos e um ponto alto do jogo por si só. Essas entidades são ligadas às emoções humanas e os encontros com elas são memoráveis, pra dizer o mínimo.

A construção do mundo e seus habitantes são os maiores destaques de The Thaumaturge. A narrativa e os diálogos envolvem muito texto e aí mora um dos maiores problemas do jogo, ao menos para os gamers brasileiros que não dominam o inglês (ou um dos outros três idiomas do jogo): não há suporte para legendas ou textos em português, infelizmente.

Wiktor vai conversar muito com vários NPCs e deverá tomar decisões moralmente ambíguas
Wiktor vai conversar muito com vários NPCs e deverá tomar decisões moralmente ambíguas
Foto: 11 bit studios / Divulgação

As aventuras do taumaturgo envolvem investigar lugares sombrios em busca de pistas, que só podem ser encontradas com suas habilidades mágicas. A investigação acaba sendo meio um jogo de adivinhação, e poderia ser melhor desenvolvida. Infelizmente, as missões seguem um padrão bem definido, com a busca por pistas seguida por várias conversas, algum combate em turnos, e por fim, a entrega das descobertas para quem contratou Wiktor. Fica repetitivo rapidinho.

O que prende mesmo o interesse no jogo até o final é a narrativa. A história começa devagar e segue assim até o final, mas vai ficando cada vez mais saborosa e envolvente, conforme o jogador avança na missão principal e resolve as tarefas secundárias, tecendo uma trama complexa e cheia de reviravoltas com bastante impacto das decisões tomadas pelo jogador.

Considerações

The Thaumaturge – Nota: 8
The Thaumaturge – Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

The Thaumaturge tem uma ótima narrativa e um sistema de escolhas e decisões que torna a experiência toda muito mais pessoal. Sua ambientação única e os assustadores salutors fazem do game da 11 bit studios uma ótima pedida para fãs de RPG e investigação sobrenatural em busca de algo novo e diferente, mas vá avisado: há muito texto e nenhuma localização para o nosso idioma.

The Thaumaturge está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela 11 bit studios.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade