PUBLICIDADE

Qomp2 reimagina clássico Pong como jogo de plataforma

Novo game do estúdio de Mr Run and Jump expande ideia do jogo cult de 2021

23 fev 2024 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários
"A bolinha de Pong ganhou vida e resolveu fugir das pás" é a premissa de qomp2
"A bolinha de Pong ganhou vida e resolveu fugir das pás" é a premissa de qomp2
Foto: Graphite Lab / Divulgação

Enquanto alguns jogos recentes da Atari reimaginam franquias do passado com novos visuais, outras produções levam seus conceitos para outros gêneros: foi assim com o roguelike Haunted House, por exemplo, e qomp2 dá um passo além, pegando as mecânicas básicas de Pong e transformando em um desafiador jogo de plataforma.

O game recém-lançado para PC e consoles é sequência de qomp, uma criação do desenvolvedor indie Stuffed Wombat lançada na plataforma itch.io e publicada pela Atari no Steam em 2021. A sequência ficou nas mãos da Graphite Lab, produtora de Mr. Run and Jump e de Kombinera.

Bola em fuga

Em qomp2, o jogador controla a bolinha de Pong em sua tentativa de escapar da vida presa entre as duas pás. Ela está sempre em movimento e é preciso guiar a bola através de um mundo de labirintos minimalista cheio de puzzles e armadilhas. Os controles são simples: um botão muda a direção na diagonal em 45 graus e outro faz a bola disparar em uma corrida em linha reta, capaz de quebrar obstáculos e salvar a vida da bolinha em alguns momentos.

É tudo bastante intuitivo, com uma curva de aprendizado muito bem planejada e checkpoints posicionados para evitar longas voltas ao errar e perder o progresso, o que acontece bastante já que a bola só tem um ponto de vida. Qualquer erro é fatal e algumas fases podem ser mais irritantes, como ao quicar a bolinha embaixo d'água, o que afeta toda a física de movimentação.

As 30 fases de qomp2 são labirintos cheios de puzzles que desafiam a sua habilidade
As 30 fases de qomp2 são labirintos cheios de puzzles que desafiam a sua habilidade
Foto: Graphite Lab / Divulgação

São 30 níveis para atravessar, com dificuldade crescente, que exigem tanto raciocínio rápido quanto bons reflexos, além de quatro chefões para derrotar, uma para cada mundo do jogo. É o tipo de jogo que vai prender a atenção de quem gosta de games como Meat Boy e de speedrunners em geral. Mas seria legal ter mais fases: com alguma prática, o jogador vai terminar qomp2 em cerca de 4 a 5 horas. Quem sabe a Graphite Lab não lança alguns estágios extras no futuro?

A paleta de tons de cinza do cenário pode não parecer muito atraente, mas além de ser uma referência ao Pong original, também cria um clima de nostalgia e não distrai o jogador dos desafios que enfrenta. O mesmo pode ser dito da trilha sonora, com música ambiente serena que até ajuda a manter a calma e não arremessar o controle na parede de vez em quando.

Considerações

Qomp 2 - Nota 8
Qomp 2 - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Uma das melhores reimaginações dos clássicos da Atari até o momento, qomp2 traz uma excelente jogabilidade arcade, boa variedade de puzzles e batalhas de chefes que vão abrir um sorriso na cara dos jogadores veteranos. A duração relativamente curta é mais um indicador da qualidade da produção, que deixa aquele gosto de 'quero mais' no final.

Qomp2 está disponível para Atari VCS, PC, PS4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atari.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade