PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Qomp2 reimagina clássico Pong como jogo de plataforma

Novo game do estúdio de Mr Run and Jump expande ideia do jogo cult de 2021

23 fev 2024 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários
"A bolinha de Pong ganhou vida e resolveu fugir das pás" é a premissa de qomp2
"A bolinha de Pong ganhou vida e resolveu fugir das pás" é a premissa de qomp2
Foto: Graphite Lab / Divulgação

Enquanto alguns jogos recentes da Atari reimaginam franquias do passado com novos visuais, outras produções levam seus conceitos para outros gêneros: foi assim com o roguelike Haunted House, por exemplo, e qomp2 dá um passo além, pegando as mecânicas básicas de Pong e transformando em um desafiador jogo de plataforma.

O game recém-lançado para PC e consoles é sequência de qomp, uma criação do desenvolvedor indie Stuffed Wombat lançada na plataforma itch.io e publicada pela Atari no Steam em 2021. A sequência ficou nas mãos da Graphite Lab, produtora de Mr. Run and Jump e de Kombinera.

Bola em fuga

Em qomp2, o jogador controla a bolinha de Pong em sua tentativa de escapar da vida presa entre as duas pás. Ela está sempre em movimento e é preciso guiar a bola através de um mundo de labirintos minimalista cheio de puzzles e armadilhas. Os controles são simples: um botão muda a direção na diagonal em 45 graus e outro faz a bola disparar em uma corrida em linha reta, capaz de quebrar obstáculos e salvar a vida da bolinha em alguns momentos.

É tudo bastante intuitivo, com uma curva de aprendizado muito bem planejada e checkpoints posicionados para evitar longas voltas ao errar e perder o progresso, o que acontece bastante já que a bola só tem um ponto de vida. Qualquer erro é fatal e algumas fases podem ser mais irritantes, como ao quicar a bolinha embaixo d'água, o que afeta toda a física de movimentação.

As 30 fases de qomp2 são labirintos cheios de puzzles que desafiam a sua habilidade
As 30 fases de qomp2 são labirintos cheios de puzzles que desafiam a sua habilidade
Foto: Graphite Lab / Divulgação

São 30 níveis para atravessar, com dificuldade crescente, que exigem tanto raciocínio rápido quanto bons reflexos, além de quatro chefões para derrotar, uma para cada mundo do jogo. É o tipo de jogo que vai prender a atenção de quem gosta de games como Meat Boy e de speedrunners em geral. Mas seria legal ter mais fases: com alguma prática, o jogador vai terminar qomp2 em cerca de 4 a 5 horas. Quem sabe a Graphite Lab não lança alguns estágios extras no futuro?

A paleta de tons de cinza do cenário pode não parecer muito atraente, mas além de ser uma referência ao Pong original, também cria um clima de nostalgia e não distrai o jogador dos desafios que enfrenta. O mesmo pode ser dito da trilha sonora, com música ambiente serena que até ajuda a manter a calma e não arremessar o controle na parede de vez em quando.

Considerações

Qomp 2 - Nota 8
Qomp 2 - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Uma das melhores reimaginações dos clássicos da Atari até o momento, qomp2 traz uma excelente jogabilidade arcade, boa variedade de puzzles e batalhas de chefes que vão abrir um sorriso na cara dos jogadores veteranos. A duração relativamente curta é mais um indicador da qualidade da produção, que deixa aquele gosto de 'quero mais' no final.

Qomp2 está disponível para Atari VCS, PC, PS4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atari.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade