PUBLICIDADE

Gunbrella é mais um sucesso da Devolver Digital

Desenvolvido pela Doinksoft, jogo mistura desafio, narrativa misteriosa e belos gráficos para oferecer excelente experiência de ação 2D

15 set 2023 - 16h18
Compartilhar
Exibir comentários
Gunbrella é um bom jogo de ação 2D publicado pela Devolver Digital
Gunbrella é um bom jogo de ação 2D publicado pela Devolver Digital
Foto: Reprodução / Devolver Digital

Desde Hotline Miami, a publicadora Devolver Digital vem dominando o cenário de jogos independentes com títulos criativos e desafiadores. O mesmo acontece com Gunbrella, um jogo de ação 2D desenvolvido pela Doinksoft que oferece uma grande experiência e desafios por um precinho que cabe no bolso.

Participe do Circuito Game On de Valorant e concorra a R$ 5 mil e bolsas de estudo! Inscreva-se no Discord do Game On!

Em busca de vingança

A história de Gunbrella segue uma das narrativas mais usadas no entretenimento: vingança. O protagonista é um homem simples que, ao chegar em sua casa após um longo dia de trabalho, encontra a esposa morta no chão da sala. Essa morte leva o protagonista a um estado de loucura, e ele parte em uma jornada por diferentes cidades em busca de respostas sobre o misterioso assassinato. 

O mistério não acaba por aí. O protagonista está equipado com a Gunbrella, uma arma misteriosa que nem ele sabe de onde veio. Misturando os elementos de uma escopeta tradicional com um simples guarda-chuva, a Gunbrella se torna a ferramenta principal de vingança e travessia do protagonista, e serve como uma espécie de coprotagonista da trama. 

Você vai explorar diferentes povoados e cidades no decorrer da história
Você vai explorar diferentes povoados e cidades no decorrer da história
Foto: Gunbrella / Reprodução

No decorrer da história, é possível perguntar para diferentes personagens se eles conhecem a arma, demonstrando que o protagonista também tem suas dúvidas sobre a origem da mesma. Felizmente, as respostas para algumas dúvidas são dadas ao chegar na cidade de Allendale, onde é possível conversar com o engenheiro responsável pela concepção da arma. Além dele fornecer algumas informações importantes sobre a história da ferramenta, ele também oferece serviços de melhoria da Gunbrella, que variam entre diferentes atributos. 

A narrativa está diretamente ligada com a exploração, mas, diferente de um metroidvania tradicional, o jogo entrega uma experiência bem linear. São poucas às vezes que é necessário realizar algum backtracking e, quando isso ocorre, é feito de forma bem simples. Ou seja, o jogador não precisa quebrar a cabeça para descobrir qual é o próximo passo na jogatina. Isto não é exatamente um ponto negativo, mas eu sinto que é um potencial desperdiçado dentro do jogo.

Uma experiência frenética e desafiadora

Gunbrella é um jogo desafiador e frenético
Gunbrella é um jogo desafiador e frenético
Foto: Gunbrella / Reprodução

A jogabilidade de Gunbrella é frenética, muito por conta das habilidades da arma. A Gunbrella, além de utilizar diferentes munições como bala de escopeta, rifles, granadas e mais, também pode se abrir como um guarda-chuva, que permite o protagonista a planar pelo cenário com velocidade e leveza. 

Além da habilidade de planar, o guarda-chuva é resistente o suficiente para funcionar como um escudo, permitindo que o jogador devolva os ataques inimigos se for rápido e preciso o suficiente para se defender antes de ser atingido. O jogo obriga o jogador a alternar entre as diferentes mecânicas, criando uma atmosfera frenética de ação e plataforma. 

Gunbrella também oferece momentos de paz com seus checkpoints
Gunbrella também oferece momentos de paz com seus checkpoints
Foto: Gunbrella / Reprodução

E, é claro, não se deixe enganar pelos gráficos “simples” de Gunbrella. Além de ter uma atmosfera única e especial por conta de seus cenários steampunk misturados com gore e sangue, o jogo também oferece uma experiência punitiva e desafiadora ao jogador.

Com um sistema de checkpoint clássico por meio de bancos azuis, onde o protagonista pode descansar, o jogador vai se encontrar repetindo lutas várias e várias vezes no decorrer da história, principalmente em batalhas contra os poderosos e criativos chefes.

Conclusão 

Gunbrella - Nota: 8
Gunbrella - Nota: 8
Foto: Reprodução / Game On

Gunbrella é um bom jogo de ação 2D e mais um acerto da Devolver Digital no cenário indie. É um jogo desafiador, bonito e que traz uma narrativa bem misteriosa, atraindo o jogador para um mundo steampunk demoníaco. A exploração poderia ser melhor, mas não interfere no sucesso da experiência geral, principalmente pelo precinho camarada oferecido nas lojas virtuais em que o jogo está disponível. 

Gunbrella está disponível para PC e Nintendo Switch. 

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Devolver Digital.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade