Dadas as circunstâncias, 2021 até que foi bem agitado no mundo dos games, com jogos bastante chamativos como Resident Evil Village e It Takes Two.
Com vários jogos de peso chegando mês após mês, não é raro alguns deles passarem despercebidos por grande parte dos jogadores - ou serem deixados para depois em prol daqueles mais conhecidos. Pensando nisso, o Game On separou uma lista com 10 jogos que talvez você tenha deixado passar ao longo de 2021, mas que deveria experimentar assim que puder. Confira:
Olija
Onde jogar: PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One
Para aqueles que têm apreço por sidescrollers clássicos, Olija é praticamente obrigatório. Espere por um jogo com estilo de arte minimalista, elemento que ajuda a contar a curta e simples narrativa e proporcionar uma bela e arrepiante atmosfera, e um combate primoroso - principalmente contra chefes, que devem tornar a aventura um pouco mais difícil -, graças a movimentos fluidos e controles bem responsivos.
Little Nightmares II
Onde jogar: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S
Um jogo de plataforma que se destaca ao construir uma atmosfera de horror psicológico em um mundo bizarro e inspirado na realidade. E ao explorar esse mundo perturbado e lidar com quebra-cabeças realmente desafiadores - que ficam ainda melhores graças à jogabilidade variada - é que será possível conhecer a história subjetiva do encantador e horripilante Little Nightmares II.
Curse of the Dead Gods
Onde jogar: PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One
Roguelikes conquistam cada vez mais espaço no coração da comunidade gamer, e Curse of the Dead Gods é mais um exemplo de como o subgênero tem muito a oferecer. O jogo nem tenta esconder suas inspirações em games como Hades, mas consegue se destacar com a inovadora mecânica de corrupção, que adiciona mais uma camada de estratégia - e dificuldade - à campanha.
Além disso, o excelente combate e um sistema de progressão bem estruturado tornam cada tentativa - e serão muitas - mais prazerosa. A ambientação assustadora e a grande variedade de inimigos, chefes e armadilhas colaboram para longas jogatinas e nos deixam com a certeza de que o jogo merecia mais destaque.
Bravely Default II
Onde jogar: PC, Switch
Considerado uma obra-prima entre os JRPGs com apelo mais tradicional, marcados por combates baseados em turnos, Bravely Default II expande o universo criado na série original, que teve seu inicio no Nintendo 3DS em 2012, e é um dos melhores jogos do gênero disponíveis para Switch.
O jogo se destaca por uma narrativa bem elaborada e por personagens profundos, além de uma jogabilidade que não só permite, mas incentiva o jogador a testar diversas possibilidades, e uma trilha sonora fabulosa.
No More Heroes 3
Onde jogar: Switch
Travis Touchdown está de volta para defender o legado da insana franquia No More Heroes, que conquistou sua legião de fãs no Nintendo Wii. Espere por mais uma história louca e com muita liberdade narrativa, mas também bem desenvolvida, que faz um bom uso de recursos artísticos e de uma jogabilidade fluida, que proporcionam uma experiência única e rara atualmente.
The Artful Escape
Onde jogar: PC, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S
Uma bela e psicodélica viagem de descoberta. Um jogo de aventura simples, que conta a história de como é descobrir a própria identidade enquanto se liberta da percepção dos outros. Nas palavras de Johnny Galvatron, grande nome por trás do game, The Artful Escape é a concepção de um jovem de 17 anos do que é tocar em uma banda de rock: transcender musicalmente e encontrar a adoração universal sobre luzes quentes.
Circuit Superstars
Onde jogar: PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One
Um jogo de corridas com visão aérea que homenageia os títulos mais clássicos do gênero e celebra as gerações das mais diversas categorias do automobilismo. Com uma jogabilidade simples, Circuit Superstars é um daqueles jogos que encantam por estimular nossa vontade de aprender as nuances de cada carro e cada curva, e se orgulhar de conseguir uma volta perfeita.
Beyond a Steel Sky
Onde jogar: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S
Para aqueles que gostam do gênero point-and-click, Beyond a Steel Sky é uma excelente pedida com seu enredo linear e bem desenvolvido em um mundo futurista e cyberpunk. Os quebra-cabeças são inteligentes, se encaixam perfeitamente com a ambientação do jogo e enriquecem o roteiro, os diálogos são bem escritos e conferem uma dose extra de personalidade aos já cativantes personagens. Além disso, os jogadores mais curiosos - e pacientes - encontrarão nuances interessantes ao longo da campanha.
Ender Lilies: Quietus of the Knights
Onde jogar: PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S
Uma das mais belas surpresas de 2021, literalmente. Ender Lilies não se preocupa em inovar o universo metroidvania, mas une perfeitamente os elementos de franquias consolidadas para deixar qualquer jogador curioso - e encantado. A jogabilidade é simples, mas permite diversas combinações de combate, o mapa é vasto e desafiador e o enredo marcante é agraciado por uma ambientação sombria e graficamente linda, com uma trilha sonora que torna tudo ainda mais imersivo.
The Forgotten City
Onde jogar: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S
The Forgotten City é um jogo de aventura e mistério, que usa seu enredo contado em loops para encorajar o jogador a explorar os ricos detalhes de cada história e dos diversos personagens. O jogo proporciona um prazer único ao resolver cada problema, ao mesmo tempo que coloca o jogador em posições difíceis em que é preciso tomar decisões moralmente contestáveis. O fator replay do jogo é um diferencial: os diversos finais encorajam a dar mais uma volta pela Cidade Esquecida.