PUBLICIDADE

Os melhores jogos de PlayStation de 2021

Death Stranding: Director’s Cut, It Takes Two, Returnal e mais! Confira os melhores títulos do ano para PS4 e PS5

7 dez 2021 17h30
| atualizado às 18h58
ver comentários
Publicidade

Chegamos ao último mês de 2021 e este é o momento em que cada gamer costuma fazer um levantamento de seus títulos preferidos do ano. Hoje, nós faremos o mesmo, mas com um nicho específico: os melhores jogos de PlayStation!

2021 pode até ser visto por alguns como um ano mais intimista no que diz respeito a grandes lançamentos. Mas, na verdade, vários jogos surpreenderam em diversos quesitos, seja pela originalidade ou por suas divertidas mecânicas.

Este também foi o primeiro ano de vida do PlayStation 5, que abriu oficialmente as portas da empresa para os títulos da nova geração. Com um console tão refinado como este, desenvolvedores puderam usar as melhores ferramentas tecnológicas para criar alguns dos melhores jogos do ano.

Os fãs de PlayStation 4 também não ficaram para trás. Como o PS5 foi lançado em novembro do ano passado, muitos dos lançamentos acabaram chegando em ambos os consoles, o que permitiu que os atuais e fiéis jogadores da PlayStation pudessem experimentar novos games igualmente.

A nossa lista de hoje engloba os títulos mais comentados do ano no PS4 e PS5, sem ordem de preferência. Alguns deles também são multiplataforma, isto é, foram lançados também em outros consoles ou PC, mas tiveram sua performance elogiada nos videogames da PlayStation. Essa é uma ótima oportunidade para relembrar seus jogos favoritos, conhecer inéditos ou adicioná-los à sua lista de prioridades (que possivelmente já deve estar longa). Vamos começar?

Deathloop (PS5)

Com oito indicações ao The Game Awards 2021, incluindo Jogo do Ano, Deathloop se tornou uma febre no catálogo de lançamentos de 2021. Desenvolvido pela Arkane Studios, o game foi um dos mais elogiados pela crítica especializada por conta de seu gameplay dinâmico e roteiro ácido, dentre outros tópicos.

Foto: (Imagem: Deathloop/Divulgação)

Em Deathloop, o jogador assume o papel de Colt, um assassino que vive um ciclo temporal na Ilha de Blackreef. Sua missão é eliminar outros oito alvos antes que o dia reinicie. O problema é que ele também está sob a mira de outros assassinos, principalmente de Julianna Blake.

Returnal (PS5)

Returnal foi o primeiro grande lançamento exclusivo do PS5 — e ele deu muito o que falar. Apresentando um universo apocalíptico bem particular, o jogo insere o estilo roguelike com o RPG em um mapa que se transforma toda vez que a protagonista morre.

Foto: Returnal/Divulgação

A trama gira em torno da queda da aeronave de Selene, uma astronauta veterana, que precisa sobreviver em um ambiente hostil, coletando armas e suprimentos necessários para solucionar um grande mistério: o seu retorno ao momento da queda da nave.

Death Stranding: Director's Cut (PS5)

Foto: Death Stranding: Director’s Cut/Reprodução

Um dos jogos mais comentados de 2019, Death Stranding foi revivido em 2021 com uma versão inédita e estendida do diretor Hideo Kojima. Director's Cut apresenta novas missões e novos recursos dinâmicos ao gameplay. Como não há limites para a criatividade de Kojima, é possível até fazer corridas com outros jogadores em uma pista de apostas. E os fãs, claro, amaram.

Resident Evil Village (PS4, PS5)

Um dos jogos mais esperados do ano rendeu ótimas memórias. Resident Evil Village é oitavo capítulo da franquia de terror bem-sucedida que teve um desempenho de ouro (e muito desejado por outros) neste ano.

Foto: Resident Evil Village/Divulgação

Mesclando ação e terror em seu gameplay, o jogador assumiu o papel de Ethan Winters, o protagonista de Resident Evil 7, na sequência de sua trama. O cenário agora é diferente: um castelo cheio de criaturas malignas que desejam ter o vínculo mais precioso de Ethan, sua filha.

Resident Evil Village foi descrito por muitos gamers como uma das melhores experiências do ano. Além disso, muitos memes surgiram na internet, o que ajudou a alavancar ainda mais a imagem do jogo. E ainda por cima, Lady Dimistrescu se tornou uma das vilãs mais icônicas de toda a franquia.

Life Is Strange: True Colors (PS4, PS5)

Foto: Life Is Strange: True Colors/Divulgação

Life Is Strange sempre foi referência em narrativa e em True Colors isso não foi diferente. Com mecânicas inéditas, o terceiro game da emocionante saga apresentou Alex Chen aos fãs, uma jovem cujos poderes se baseiam nos sentimentos das pessoas ao seu redor. A história ganha mais impacto quando a personagem tenta solucionar um terrível acontecimento envolvendo um parente querido.

It Takes Two (PS4, PS5)

Nosso próximo título se tornou um clássico em 2021. It Takes Two já é considerado como um dos melhores jogos do ano pela crítica especializada, e os usuários de PlayStation confirmam a alta qualidade do game no console.

Foto: It Takes Two/Divulgação

Trazendo um universo bem particular desenvolvido pela Hazelight Studios, o jogo tem uma campanha co-op muito criativa e interessante. A história aborda um casal, Cody e May, que está em processo de separação, mas sua filha acaba interferindo. Os dois pais acabam transformados em bonecos e precisam seguir uma série de tarefas para reacender a paixão que uma vez os uniu.

Tales of Arise (PS4, PS5)

Foto: Tales of Arise/Divulgação

Considerado como um dos melhores JRPG de 2021, Tales of Arise uniu o melhor da franquia clássica da Bandai Namco com os gráficos da nova geração. Os fãs descrevem o título com uma aventura envolvente e cheia de recursos que tornam o gameplay versátil e um deleite de ser prestigiado.

Lost in Random (PS4, PS5)

Foto: Lost in Random/Divulgação

Lost in Random é um lançamento indie da Zoink e Thunderful Games publicado pela EA que apresenta um dos universos mais apaixonantes do ano. Inspirado em traços cartunescos sombrios — similares à identidade de obras de Tim Burton, por exemplo —, o jogo mostra a história de uma criança chamada Even que sai em busca de Odd, sua irmã, em uma jornada de resgate divertida e cheia de mistérios e fantasia.

Marvel's Guardians of the Galaxy (PS4, PS5)

Após os eventos de Marvel's Avengers, muitos fãs ficaram com o pé atrás quando souberam do lançamento de um jogo dos queridos Guardiões da Galáxia. Felizmente, a surpresa foi positiva.

Foto: Marvel’s Guardians of the Galaxy/Divulgação

O game traz os aventureiros do espaço em uma aventura inédita que reúne muito combate, piadas e trilha sonora dos anos 80. Esse é um jogo que prioriza a diversão e, além de outras características, entrou na lista de melhores do ano de muita gente.

Kena: Bridge of Spirits (PS4, PS5)

Muito elogiado principalmente pelo seu visual, Kena: Bridge of Spirits encantou diversos jogadores de console já nos gráficos quase cinematográficos. Essa foi a estreia do estúdio Ember Lab, que já emplacou um grande jogo em várias premiações oficiais e é favorito de muitos.

Foto: Kena: Bridge of Spirits/Divulgação

Na trama, Kena é uma jovem guia espiritual que utiliza suas habilidades mágicas para passar com segurança almas para o plano espiritual. Para isso, ela precisa defender uma terra abandonada e infestada por monstros. Para quem curte mundo aberto e uma clássica história de heroísmo, esse título é uma boa pedida.

Lost Judgment (PS4, PS5)

Foto: Lost Judgment/Divulgação

Sequência do spin-off da franquia Yakuza, Lost Judgment é protagonizado pelo retorno de Takayuki Yagami, um detetive que vive perigosamente nas ruas da cidade japonesa onde vive. A segunda aventura traz mais conteúdos para a história do personagem e muito combate corpo a corpo.

Super Monkey Ball: Banana Mania (PS4, PS5)

Nosso próximo game é uma das graciosas produções da SEGA. Super Monkey Ball: Banana Mania apresenta vários minijogos do personagem carismático, desde corrida a futebol, perfeitos para jogar com amigos e a família.

Foto: Super Monkey Ball: Banana Mania/Divulgação

Além da narrativa divertida de acompanhar, o título propõe a adesão de outras queridas figuras dos videogames, como Morgana, de Persona 5, ou até mesmo do audiovisual, como no caso de Hello Kitty. Esses são personagens que podem ser adquiridos à parte para amplificar a experiência. Em sua versão base, o jogo também não desaponta!

Ratchet & Clank: Rift Apart (PS5)

Ratchet & Clank é uma franquia que já percorreu um longo caminho pelos videogames. Com a última aparição no jogo de PS4, nada mais justo do que iniciar a experiência do PS5 com os dois aventureiros intergaláticos. E foi assim que a PlayStation fez.

Foto: Ratchet & Clank: Rift Apart/Divulgação

Lançado como um dos primeiros jogos que aproveitaram a potência da nova geração, Rift Apart situa a dupla em uma jornada no multiverso, devido a uma abertura numa fenda temporal. O resultado é um gameplay diversificado, com novas mecânicas e novos personagens, como Rivet, que acrescentam bastante à trama do game. Imperdível!

Ruined King: A League of Legends Story (PS4)

Foto: Ruined King: A League of Legends Story/Divulgação

Lançado de surpresa em novembro, Ruined King é um dos carros-chefes de League of Legends em outros segmentos da indústria dos games. O RPG de turno tem como premissa a viagem de alguns dos personagens mais famosos de Runeterra para as Águas de Sentina, onde precisam conter os passos do vilão Viego.

Röki (PS5)

Foto: Röki/Divulgação

Quem gosta de um jogo independente carismático precisa conhecer Röki. Com uma direção de arte sensível, o jogo apresenta Tove, uma menina que precisa explorar selvagens florestas de gelo para salvar sua família. Um conto de fadas moderno que vale muito a pena!

Riders Republic (PS4, PS5)

Para encerrar a nossa lista, trouxemos um jogo que se reinventou em termos do estilo de corrida. Riders Republic é uma grande reunião de tudo que é mais radical, do snowboard ao ciclismo profissional. Com cenários diferentes de tirar o fôlego, o game traz uma proposta singular ao que já se conhece e o jogador se diverte bastante em suas loucas manobras.

Foto: Riders Republic/Divulgação

Esse é apenas um recorte de muitos lançamentos de qualidade de 2021. Independentemente da proposta, eles promoveram diversão e entregaram o entretenimento que os gamers de PlayStation tanto procuraram ao longo dos meses. 2022 promete ser ainda mais empolgante, tendo em vista que algumas das sagas mais queridas da plataforma vão retornar com títulos inéditos. E nós também não poderíamos estar mais ansiosos!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade