Zanardi não segurava celular, diz cinegrafista sobre colisão
Campeão paralímpico está em coma induzido na UTI
Um cinegrafista que filmou o acidente do paratleta italiano Alessandro Zanardi negou que o campeão paralímpico estivesse com o celular na mão no momento da colisão.
Zanardi, 53 anos, perdeu o controle de sua handbike durante um evento de paraciclismo na província de Siena e se chocou contra um caminhão. Levado em estado grave para o hospital, ele passou por uma cirurgia de urgência e está em coma induzido na UTI.
"Alex Zanardi não tinha o celular na mão no momento da batida", disse o cinegrafista Alessandro Maestrini, que acompanhava o evento.
"Após ter enfrentado a subida pedalando com as mãos, Zanardi, no momento da descida, pegou o celular e fez alguns vídeos em baixa velocidade, mas depois o guardou e continuou a descer até o ponto do acidente", acrescentou.
Um vídeo obtido pela polícia também mostra que Zanardi estava com as duas mãos no guidão da handbike pouco antes da colisão.
Segundo os médicos que cuidam do caso, o paratleta não corre risco de morte neste momento, mas seu estado neurológico é considerado "grave e incerto".
História
Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, o italiano foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.
Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.
Mas foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata.
Quatro anos depois, o italiano conquistou mais três medalhas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, novamente duas de ouro e uma de prata.