Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

X-Games: destaque no Brasil, skatista supera gangues e vira empreendedor

19 abr 2013 - 07h38
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Destaque dos X-Games em Foz do Iguaçu, Manny Santiago escapou das gangues de Lowell, nos EUA</p>
Destaque dos X-Games em Foz do Iguaçu, Manny Santiago escapou das gangues de Lowell, nos EUA
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Certa noite de inverno, um membro ousado de uma gangue de Lowell, cidade do estado do Massachusets (Estados Unidos) resolve dar uma volta de carro pelo bairro errado. Propositalmente. A provocação só acaba quando o veículo fica preso na neve. Quando o baderneiro se dá conta, membros de uma gangue rival tentam acertá-lo com uma espada samurai. Ele se desvia como pode, abre a porta e corre para salvar sua vida, deixando carro e pertencentes para trás.

“True story”, diz Manny Santiago, balançando a cabeça entre sorrisos. O gangster em questão era seu amigo de infância, com quem cresceu andando de skate. “Eles iam matá-lo, de verdade. A espada atravessou o banco dele”, ressaltou o skatista, nascido em Porto Rico, mas residente nos Estados Unidos desde os 5 anos. Em Lowell, a cultura de gangues é forte - uma oportunidade tentadora, mas que não atingiu Manny. “Diziam que você tem que ser mau para conseguir algo na vida. Não. Você tem que ser esperto.”

Foi assim que Manny Santiago deixou o passado em um bairro difícil de Lowell para se tornar um pequeno empreendedor do skate e, desde esta quinta-feira, finalista da Street League, disputa que integra o programa dos X-Games em Foz do Iguaçu – venceu outros 11 skatistas em eliminatória por vaga única na competição. Com cabelos longos presos dentro de um boné, algumas tatuagens aparentes e um largo sorriso no qual falta um dente frontal, ele se sente feliz no mainstream do skate mundial.

<p>Com a ajuda de amigos, skaktista montou a marca Manny Slays All (algo como ''Manny quebrando tudo'')</p>
Com a ajuda de amigos, skaktista montou a marca Manny Slays All (algo como ''Manny quebrando tudo'')
Foto: Mauro Pimentel / Terra

“Ainda não caiu a ficha de que eu venci. Isso é insano. Nós viajamos o mundo para os X-Games e, cara, isso é skate. Quando comecei a andar os outros diziam ‘ah, então você vai para os X-Games?’ e tiravam sarro de mim. Agora estou aqui. É um sentimento indescritível”, afirmou. Nesta quinta, ele foi esperto o suficiente para mandar uma regularidade nas eliminatórias, avançando depois da disputa da impact sessions, na qual valia a melhor manobra nos obstáculos urbanos da arena montada em Foz do Iguaçu.

Há alguns anos, Manny também foi esperto: notou um nicho a ser explorado em sua região e, com a ajuda de amigos, montou a marca Manny Slays All (algo como “Manny quebrando tudo”). “Nós fazemos bonés, carteiras e muitos vídeos também. Era basicamente para mostrar para a galera o que eu gosto e quem eu apoio”. Foi com vídeos independentes que o americano conseguiu os primeiros patrocínios, passando a competir e a se destacar. As vendas continuam a toda, via internet.

Manny, que atualmente mora em Los Angeles, diz que não estava presente na cena do ataque com a espada samurai. “Eu estava na casa desse amigo. Eu sei quando não andar com certas pessoas em certos momentos, entendeu? Lá é como qualquer outro lugar. Se você for ao Rio de Janeiro, não vai querer ir aos lugares errados, certo?”. A reportagem do Terra concordou com a questão. “Você tem que ser esperto, cara. Seja esperto”, finalizou.

A reportagem viajou a convite da Oakley

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade