PUBLICIDADE

Vôlei

Em experiência, Giba é demitido de clube dos Emirados Árabes

Contrato foi encerrado pelo Al Nasr após período de experiência de três meses previsto pelo acordo - atleta pensa em abandonar a carreira

26 fev 2014 - 16h29
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Giba pensa em largar carreira após ser demitido de clube em Dubai</p>
Giba pensa em largar carreira após ser demitido de clube em Dubai
Foto: Bruno Santos / Terra

O brasileiro Giba, considerado durante anos o melhor jogador de vôlei do mundo, foi demitido nesta quarta-feira pelo clube Al Nasr de Dubai, no qual chegou há apenas três meses. O ponteiro comentou que durante a manhã foi chamado pelos responsáveis da equipe para uma reunião não prevista, quando lhe comunicaram que não pretendiam mais contar com ele.

Esta demissão inesperada ocorre no mesmo dia em que expira os três meses de experiência estipulados em contrato, assinado por uma temporada, e após superar uma lesão que o manteve afastado das quadras durante dez dias, explicou o jogador. É o segundo clube que Giba deixa após curto período - antes de ir para Dubai, o atleta rescindiu com o Taubaté por causa da proposta vantajosa dos Emirados Árabes. 

Após conhecer a decisão do clube, ao qual chegou depois de mais de cinco anos de intensas negociações, Giba considerou que "os Emirados Árabes Unidos não tratam bem os esportistas". Além disso, comentou não entender a situação e destacou que tinha se transferido até Dubai com sua esposa, a modelo Maria Luiza Daudt, e com seu preparador físico, Thiago Fukugauti, a quem paga US$ 5 mil (R$ 11,7 mil) mensais.

O jogador acrescentou que iniciou as conversas para fechar o contrato com o clube, que, segundo sua versão, lhe deve o pagamento das passagens de avião até Dubai. Apesar da situação que enfrenta, Giba assegurou a cidade é um "bom lugar para viver", onde conheceu "excelentes pessoas".

Giba também disse que tinha pensado em realizar iniciativas culturais e sociais, como uma para prevenir a obesidade, assim como estudar marketing esportivo, planos que. por enquanto, ficam adiados até que seu futuro seja definido.

No entanto, o jogador contemplou continuar vinculado com o vôlei e, neste sentido, apontou que o Brasil "oferece muitas oportunidades até 2016 com o Mundial de Futebol e a Olimpíada", eventos nos quais em confia participar de forma alguma.

Giba, que foi diagnosticado com leucemia quando ainda era um bebê, considerou que "Deus lhe deu uma segunda oportunidade" e se mostrou disposto a aproveitar sua fama para ajudar as pessoas desfavorecidas.

O brasileiro, 37 anos, ganhou diversos títulos com a seleção brasileira, entre eles oito Ligas Mundiais e uma medalha de ouro e duas de prata em Jogos Olímpicos. O jogador deixou de atuar na Seleção em 2012.

Em comunicado, a assessoria de imprensa do jogador disse que o atleta sofreu "falta de respeito" nos Emirados Árabes. Giba afirmou que dará uma entrevista sobre o assunto apenas quando retornar ao Brasil, dentro de 15 dias, e que pensa em encerrar a carreira após o ocorrido em Dubai. 

<p>Giba é um dos maiores jogadores da história do vôlei</p>
Giba é um dos maiores jogadores da história do vôlei
Foto: Reprodução

Veja comunicado da assessoria de Giba na íntegra: 

Comunicamos que o atleta Giba, campeão olímpico e seis vezes melhor do mundo no vôlei, encerrou sua trajetória no Al Nasr, clube sediado em Dubai, após uma curta passagem de três meses. 

Giba foi ao país não só para jogar, mas também para implantar projetos sociais e ajudar na profissionalização da modalidade nos Emirados Árabes. Mas, diante das circunstâncias encontradas, e, principalmente, da falta de respeito com um atleta que deu ao mundo tantas alegrias e conquistas, optou-se pela rescisão contratual.

Sua forma física e a vontade continuam crescentes, mas os obstáculos fazem Giba, agora, pensar em colocar um ponto final em sua carreira.  Nos próximos dias o atleta resolverá detalhes burocráticos para voltar ao país e, enquanto isso, tomará uma decisão sobre a continuidade, ou não, nas quadras. 

Giba, por enquanto, não se pronunciará sobre a saída do clube árabe e seu futuro, o que será feito tão logo o atleta chegue ao Brasil, em entrevista coletiva que será realizada em SP e que daremos mais detalhes em breve.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade