Com 2,01 m, cubano de 15 anos vira "estrela" na Liga Mundial
O vôlei ganhou um menino prodígio. Com apenas 15 anos e 2,01 m de altura, o cubano Wilfredo Léon Venero é um dos destaques da Liga Mundial, e no momento lidera a estatística de melhor pontuador da fase final da competição.
Venero marcou 34 pontos nas partidas contra Argentina e Brasil e deixou Cuba perto da semifinal. Para isso acontecer, os cubanos precisam que os brasileiros derrotem os vizinhos sul-americanos na partida marcada para esta sexta-feira.
O jovem marcou os pontos em 26 ataques, três bloqueios e cinco aces, mostrando versatilidade. O segundo colocado da estatística, o também cubano Simón Aties Roberlandy, marcou somente 23 pontos na fase final.
"Tenho tentado fazer o melhor para que a minha equipe ganhe. Sempre tento anotar pontos, mas tenho que seguir trabalhando", disse Venero, que tem o sétimo melhor aproveitamento de ataque da fase e concentra as bolas de segurança de Cuba.
"Viemos aqui para ganhar a medalha de ouro e podemos conseguir, mas temos que baixar o grande número de erros que temos cometido", completou.
Venero recebe elogios também de seu treinador, Orlando Samuel. "Sua mãe é treinadora de vôlei e seu pai é professor de luta. É uma família muito esportiva. Sempre jogou em categorias superiores a sua idade e com 14 anos estreou na seleção adulta. Creio que tem um grande talento", disse.
