Santos rebaixa Vitória e ajuda Palmeiras a ficar na Série A
O empate entre Palmeiras e Atlético-PR deixou a definição da vaga restante na Série A nos pés do Vitória. E o time baiano perdeu a chance. Mesmo jogando no Estádio Barradão, os rubro-negros não conseguiram marcar um gol sequer neste domingo e selaram a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro com uma derrota por 1 a 0 diante do Santos.
Veja todos os detalhes da partida
Se no primeiro tempo o Vitória pouco ameaçou o goleiro Aranha, na segunda etapa os baianos esboçaram uma pressão. Desordenada e pouco efetiva. Com luta e pouco futebol, o time da casa ainda viu Thiago Ribeiro marcar nos acréscimos para o Santos e garantir a festa palmeirense no Allianz Parque. E lágrimas no Barradão. Muitos torcedores rubro-negros deixaram o estádio antes mesmo do gol santista, descrentes em um mísero gol salvador.
Já o Santos se despediu de 2014 com um jogo que resume sua campanha no Brasileiro: insosso. Variando entre o 8º e o 10º lugar durante praticamente todo o campeonato, o clube nunca entrou de fato na briga pelas primeiras posições e caminhou com folga do rebaixamento. Termina sem brilho, em um intermediário nono lugar com 53 pontos.
O único gol da partida foi marcado quando o Vitória já era todo ataque e o jogo no Allianz Parque tinha terminado. Aos 48min do segundo tempo, Caju recebeu passe na lateral da área e tocou para trás. Thiago Ribeiro pegou de primeira e mandou a bola para o fundo das redes, acabando com qualquer esperança rubro-negra.
Santista mais criticado da temporada, Leandro Damião apareceu bastante, mas perdeu muitos gols. Contratado a peso de ouro, o atacante balançou pouco as redes e apresentou menos futebol do que o esperado. Vai começar 2015 pressionado.
Não mais do que o Vitória, que apesar da campanha irregular teve em seus pés a permanência na Série A. Perdeu as três últimas partidas e voltará à Série B depois de dois anos na primeira divisão ao terminar em 17º com 38 pontos. Com o rival Bahia também degolado, o futebol baiano fica sem representantes na Série A após sete anos.