vc repórter: São Paulo tem pistas de sobra para os fãs do skate
Cada vez mais, os jovens que ainda preferem se divertir ao ar livre e não ficar presos em frente aos computadores têm optado pelo skate, que além de radical dá, segundo quem pratica, uma boa sensação de liberdade em meio à rotina diária. Em São Paulo, uma megalópole, não poderia ser diferente.
São diversas opções de pistas na capital paulista, em todas as zonas da cidade. Na zona sul, uma das opções é a pista da Água Espraiada, na atual avenida Roberto Marinho. O local possui duas mini rampas de 2 m, uma rampa de 45°, uma pirâmide, duas rampas de 1,8 m e um cano para manobras de 5 m. Como não há iluminação, o ideal é a prática apenas durante o dia. Muitos também aproveitam a área da praça do Museu do Ipiranga, que com sua amplitude permite muitas manobras.
Na zona leste, quem deseja aproveitar sua prancha com rodas pode utilizar a Skelum Skate House, na Mooca, construída pelo famoso skatista Sérgio Negão. Possui diversas pistas interligadas. Na região norte de São Paulo, um ponto de encontro é a pista do banco de alimentos da Vila Maria. Lá, uma das atrações é a área para skate de rua, com obstáculos como canos e corrimões.
Na zona oeste, a Sumaka, na avenida doutor Arnaldo, número 1250, no Sumaré, atrai pelas rampas e quedas. Na mesma região fica a praça Abelardo Rocas, em que as escadas são utilizadas para manobras. No bairro de Perdizes, a rua Varginha é conhecida como a Ladeira da Morte, e muitos skatistas se aventuram na descida.
Lugares como o Vale do Anhangabaú e a avenida Paulista, mesmo não possuindo pistas, também atraem os skatistas que desejam apenas se divertir com seus amigos. Aos finais de semana, principalmente, é comum andar pelas calçadas dos locais e se deparar com diversos garotos e garotas com capacetes aproveitando a área para manobrar.
De acordo com pesquisa da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), 6% dos lares brasileiros possuem alguém que pratica skate, somando mais de 1 milhão de praticantes.
O internauta Diogosil, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.