vc repórter: festival de surf na pororoca reúne 68 surfistas no PA
O fenômeno da pororoca atraiu 68 surfistas brasileiros e internacionais para São Domingos do Capim, no Pará, durante os dias 9, 10 e 11 de março, para que tentassem surfar a onda que só aparece nesse período do ano. O Festival de Surf da Pororoca teve público de cerca de 30 mil pessoas durante os três dias de evento.
A pororoca ocorre no encontro das águas do oceano com as de um rio. O fenômeno acontece influenciado por fases da lua, e forma ondas maiores do que o normal nos locais atingidos. Na Amazônia, por exemplo, as ondas da pororoca podem chegar a até 6 m.
Em São Domingos do Capim a pororoca não atingiu tantos metros. Na sexta-feira e no sábado ela não ultrapassou 0,5 m, mas fez a alegria dos surfistas ao chegar a 1,5 m no domingo. Os brasileiros, americanos, canadenses, salvadorenhos, alemães e peruanos tiveram 12 min para aproveitar a onda - foi o tempo que ela teve força para percorrer o rio Capim.
Se no sábado a chuva surpreendeu os surfistas, no domingo o público de 8 mil pessoas, segundo dados da assessoria de comunicação do Estado do Pará, pôde acompanhar todos eles em fila na onda sem nada para incomodar além da força do fenômeno.
Para surfar na pororoca, é necessária uma prancha maior do que a utilizada normalmente nas praias. Como a água doce possui densidade maior que a água salgada, a flutuação da prancha é mais difícil, e por isso os surfistas apostam no uso de um equipamento maior.
Se muitos dos surfistas estavam lá pela primeira vez para arriscar-se no fenômeno, outros já sabiam o que esperar da pororoca do rio Capim. Entre eles, o morador local Naison da Costa, que com apenas 14 anos surfou pela quarta vez a onda.
Quem não pode surfar mas mora em São Domingos do Capim ou na região também aproveita a pororoca para apreciá-la. O público revezou entre o mirante do Barriga, considerado o melhor ponto para observar a onda, e a margem do rio, para enxergar bem de perto a ação dos surfistas.
O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.