Vasco lança uniforme em homenagem ao mês da consciência negra; veja fotos
Camisa "Negritude", feita em parceria com a Braziline, celebra a ancestralidade africana e reafirma o compromisso do clube com a luta pela igualdade racial
O Vasco da Gama lançou, nesta sexta-feira (7), a camisa "Negritude", em alusão ao Novembro Negro, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e ao combate ao racismo.
Desenvolvido em parceria com a Braziline, o novo uniforme faz parte de um projeto que resgata conquistas históricas, amplia debates contemporâneos e celebra a negritude dentro e fora dos gramados.
Predominantemente preta e com detalhes dourados, a camisa traz a tradicional Cruz de Malta ao centro e tem inspiração nos Tecidos Kente e nos símbolos Adinkra, expressões visuais originárias do povo Ashanti, de Gana.
Os negros criaram a 𝐍𝐞𝐠𝐫𝐢𝐭𝐮𝐝𝐞.
Consciência Negra - Vasco • Braziline 2025
: Dikran Sahagian | #VascoDaGama pic.twitter.com/Pa46YG0V2b
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 7, 2025
A estética também dialoga com o Dandismo Negro, movimento que usa a sofisticação e o estilo como forma de afirmação social e resistência.
"O Vasco tem uma trajetória que se confunde com a própria luta por igualdade no esporte e na sociedade. Cada iniciativa como essa reafirma o que somos: um clube que reconhece seu passado, valoriza sua história e se posiciona com coragem diante das causas que importam. A 'Negritude' é mais do que uma camisa, é um símbolo de respeito, orgulho e continuidade desse compromisso", afirmou Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF.
A campanha, idealizada e conduzida internamente pelo clube, contou com a participação de atletas de diferentes modalidades. Do futebol masculino, participaram Tchê Tchê, Cuesta, GB e Rayan; do feminino, Mavi, Larissa Ramos e Mayara; além de representantes da natação paralímpica (Camila Dias), basquete (Gustavo Basilio) e remo (João Ferreira). O vídeo oficial foi produzido pela Vasco TV.
O novo uniforme não será utilizado em partidas oficiais, mas estará à venda nas lojas do clube a partir deste sábado.
"A parceria com a Braziline reforça um compromisso que vai além do campo: o de usar a força da nossa marca para inspirar, valorizar e provocar reflexão. Essa camisa é símbolo de orgulho, ancestralidade e representatividade, e mostra que o Vasco segue à frente, com propósito e coerência com sua história", destacou João Vitor Assunção, diretor de Negócios do Vasco.
Para Carlo Mossi, diretor de Negócios da Braziline, a coleção reforça o papel da moda como expressão cultural e instrumento de conscientização. "É um prazer apresentar esta parceria com o Vasco, que valoriza a cultura brasileira e celebra a representatividade. Reforça nosso propósito de vestir a torcida com paixão e inspiração."
O clube define o Novembro Negro vascaíno como um manifesto de quem "carrega, desde sempre, o DNA da luta". O lançamento da camisa "Negritude" reforça esse legado histórico, o de um clube que abriu portas, derrubou barreiras e segue defendendo, dentro e fora de campo, o direito à igualdade.