Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Jogador faz graves acusações e cita suposto suborno no Vasco

Uma matéria da imprensa chilena trouxe acusações graves envolvendo os bastidores do Vasco. Um ex-atacante do clube afirmou ter sido alvo de cobranças indevidas, ameaças e práticas irregulares ligadas à sua contratação, citando a existência de intermediários e a participação de pessoas ligadas aos clubes envolvidos na negociação.

30 jan 2026 - 18h13
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Esporte News Mundo

Uma denúncia de forte impacto sacudiu os bastidores de São Januário nesta sexta-feira. Poucos dias após deixar o Vasco da Gama e retornar ao Chile para defender o Deportes Limache, o atacante Jean Meneses resolveu quebrar o silêncio e expor, em entrevista ao jornal chileno La Tercera, o que classificou como uma passagem "traumática" pelo futebol brasileiro. Segundo o jogador, os problemas vividos no Rio de Janeiro foram muito além do desempenho dentro de campo e envolveram um esquema de cobranças ilegais, ameaças e possíveis conivências internas.

Jean quando foi anunciado pelo Vasco –
Jean quando foi anunciado pelo Vasco –
Foto: Matheus Lima/Vasco / Esporte News Mundo

De acordo com Meneses, sua transferência do Toluca, do México, para o Vasco, em agosto de 2024, já começou cercada de situações estranhas. O atacante relatou que foi impedido de conduzir a negociação com seu empresário de confiança e obrigado a aceitar a intermediação de um atravessador indicado no processo.

"É uma história longa. A única trava era que eu tinha que ser levado por outra pessoa, que não era o meu representante. Me pediram para que ele não se metesse na negociação por causa do tema da comissão", afirmou o jogador.

O episódio, no entanto, ganhou contornos ainda mais graves cerca de dois meses após sua chegada ao clube. Meneses contou que foi procurado pelo intermediário, que passou a exigir o pagamento de uma comissão diretamente do bolso do atleta, algo que, segundo ele, não estava previsto em contrato.

"Era muito dinheiro. Eu perguntei: 'Mas por quê? Em que parte do contrato diz isso?'. E ele me respondeu que aquela era a forma de trabalhar dele, que havia pessoas que ajudaram para que isso acontecesse e que ele tinha que responder a elas", relatou.

Ao se recusar a pagar, o chileno afirma ter sido ameaçado de forma direta. Segundo o atacante, a resposta foi clara e intimidatória. "Ele me disse: 'Vou te processar, você não vai jogar e vão fazer da sua vida impossível'. Eu disse que ele fizesse o que quisesse", contou.

Meneses foi além e sugeriu que o problema não se limitava a um caso isolado. O jogador afirmou ter ouvido relatos semelhantes de outros atletas do elenco e indicou que havia participação de pessoas ligadas tanto ao Vasco quanto ao Toluca no suposto esquema.

"Aconteceram coisas e eu percebi que havia gente envolvida de ambos os clubes. Outros jogadores do Vasco me comentaram a mesma situação: que haviam sido ameaçados de que, se não pagassem a comissão, não jogariam. Talvez por isso o Vasco esteja há tanto tempo brigando contra o rebaixamento", declarou.

Apesar das duras acusações, Meneses fez questão de separar a instituição das pessoas que, segundo ele, prejudicam o futebol. Em tom de desabafo, elogiou o clube e a cidade, mas deixou claro seu sentimento de frustração. "O Rio de Janeiro é uma cidade linda e o Vasco é uma instituição incrível, com uma torcida maravilhosa. Essas pessoas é que estão destruindo o futebol", afirmou.

Além das denúncias envolvendo sua passagem pelo Brasil, o atacante também aproveitou a entrevista para fazer uma análise crítica do período recente da seleção chilena. Meneses apontou falhas nos processos e criticou diretamente a postura do técnico Ricardo Gareca, destacando a falta de proximidade com o dia a dia dos jogadores.

"É complicado se você não vê os jogadores, se não vai aos treinamentos dos clubes para ver qual é a posição que mais acomoda o atleta. Essa distância influiu. Estive com quatro ou cinco treinadores da seleção e Gareca foi o único que não acompanhou de perto", disse.

O jogador também explicou por que acredita não ter conseguido render tudo o que podia com a camisa da La Roja, citando o engessamento tático. "No León eu jogava livre, me associava, aparecia como um 9. Na seleção, você tinha que jogar colado na linha. A gente se sente sem participação e se desespera", analisou.

Jean David Meneses –
Jean David Meneses –
Foto: Manuel Guadarrama/Getty Images / Esporte News Mundo

Ao avaliar os últimos ciclos da seleção chilena, Meneses foi direto ao apontar quais deixaram mais a desejar. "Em todos se trabalhava de maneira diferente, mas o Chile ficou mais devendo com Rueda e com Gareca. Poderia ter sido feito muito mais", afirmou.

Aos 32 anos, o atacante agora tenta recomeçar no Deportes Limache, de volta ao futebol chileno. Mesmo assim, não deixou de criticar o nível do campeonato nacional, comparando-o com a intensidade vivida no México. "Joga-se muito pouco. No México eu jogava três partidas por semana, no Chile apenas uma. Isso limita muito para melhorar. Além disso, se não é um time grande, vão três mil pessoas aos estádios, isso é muito pouco", avaliou.

Apesar das ressalvas, Meneses admitiu que ainda carrega um objetivo pessoal importante. "Tenho isso pendente. Jogar em um dos grandes do Chile é um dos meus desafios", revelou, citando Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica como sonhos ainda vivos.

As denúncias feitas pelo atacante chegam em um momento sensível para o Vasco, que tenta se reorganizar financeiramente e administrativamente para a temporada de 2026. Caso as acusações avancem para investigações formais, o clube pode enfrentar um novo capítulo de instabilidade fora de campo, justamente em um período em que busca reconstrução e credibilidade.

Em nota oficial, o Vasco afirmou ter recebido "com espanto" as acusações feitas por Jean Meneses à imprensa chilena e ressaltou que, até o momento, não houve qualquer denúncia formal apresentada pelo atleta ou por outro profissional do clube sobre supostas cobranças indevidas, ameaças ou condutas irregulares ligadas à sua contratação. O clube destacou que não compactua com práticas que violem a ética ou a legalidade e lembrou que mantém canais formais, seguros e sigilosos de Compliance e integridade, criados justamente para o registro e a apuração de situações dessa natureza.

O comunicado também informa que, assim que tomou conhecimento das declarações, o Vasco determinou a abertura imediata de uma apuração interna para investigar os fatos com rigor e transparência. Além disso, o clube esclareceu que o pouco aproveitamento de Jean Meneses ocorreu exclusivamente por critérios técnicos da comissão técnica, sem qualquer relação com questões extracampo, e reafirmou seu compromisso com a ética, o respeito aos profissionais e a lisura de seus processos internos.

Pedrinho, presidente do Vasco –
Pedrinho, presidente do Vasco –
Foto: Dikran Sahagian/Vasco / Esporte News Mundo

Confira a nota:

"O Vasco recebeu com espanto, através de matéria veiculada pela imprensa chilena, as acusações do atleta Jean Meneses envolvendo supostas cobranças indevidas, ameaças e condutas irregulares relacionadas à sua contratação, não havendo até o momento qualquer manifestação ou denúncia formal do próprio atleta ou de qualquer outro profissional do clube nesse sentido.

O Vasco não compactua com práticas que contrariem a ética e a legalidade e reforça que dispõe de canais formais, seguros e sigilosos de Compliance e integridade, justamente para o registro e a apuração de situações dessa natureza.

Tão logo tomou conhecimento das declarações, o clube determinou a imediata abertura de apuração interna para investigar os fatos com rigor e transparência.

O Vasco esclarece ainda que o não aproveitamento do atleta ocorreu exclusivamente por critérios técnicos da comissão técnica, sem qualquer relação com questões extracampo.

O clube reafirma seu compromisso com a ética, o respeito aos profissionais e a lisura de seus processos."

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade