De Cano a Vegetti: argentino Spinelli é a nova aposta do Vasco
Últimas contratações de argentinos para o ataque se sobressaíram pelo Cruz-Maltino ao serem artilheiros e mostrarem poder de decisão
O Vasco mostrou insistência em contratar o atacante Claudio Spinelli e teve êxito na terceira tentativa. Após as negociações destravarem, o clube oficializou a chegada do jogador na última segunda-feira (09/02) como substituto para Vegetti. O ponto que o reforço do Cruz-Maltino apresenta em comum com o antigo centroavante é a capacidade artilheira. Assim, a expectativa é que o novo camisa 77 não permita que a torcida sinta saudades do seu antigo atacante.
A principal razão para Spinelli despertar o interesse do clube de São Januário foi o desempenho nos duelos pelos playoffs da edição passada da Sul-Americana, quando os cariocas enfrentaram o Independiente Del Valle. Na oportunidade, o argentino foi autor de dois gols e, de maneira mais ampla, ele anotou 28 na temporada passada, a mais goleada de sua carreira. Por isso, considera-se que ele seja uma das contratações mais badaladas da primeira janela do ano.
O Gigante da Colina convenceu o clube equatoriano negociar o jogador na terceira oferta, em que se comprometeu a pagar 2,4 milhões de dólares (pouco mais de R$ 12 milhões na cotação atual). Claudio tem como principais valências a alta intensidade física, a competência para pressionar a saída de bola do adversário, boa mobilidade e eficiência para se antecipar aos defensores.
"Pirata" conquista os vascaínos
Vegetti ainda deixa saudade na maior parte da torcida do Gigante da Colina por suas conquistas individuais, como artilheiro de torneios ou temporada. Na oportunidade, o Gigante da Colina havia recebido diversas negativas em outras tentativas e decidiu apostar em um jogador desconhecido para o público brasileiro, que se destacava como artilheiro no Campeonato Argentino pelo modesto Belgrano.
O Vasco anunciou o centroavante em uma sexta-feira e dois dias depois ele deixava o banco de reservas para estrear com gol em duelo contra o Grêmio. Inclusive, o feito sacramentou a quebra de um jejum referente a um mês sem vitórias. Vale ressaltar que antes do triunfo, o Cruz-Maltino se encontrava na lanterna do torneio.
O "Pirata", como também é carinhosamente conhecido, notabilizou-se por ser peça fundamental na campanha de luta contra o rebaixamento no Brasileirão de 2023. Isso porque, em 21 partidas, ele anotou 10 gols e contribuiu para a arrancada, que levou a permanência na elite. Vegetti permaneceu na equipe por mais dois anos e sua passagem virou emblemática. Isso porque se consolidou como o segundo maior artilheiro estrangeiro da história, com 60 gols em 140 partidas.
Vasco apostou em artilheiro na Colômbia
Anteriormente, a principal referência no ataque do clube de São Januário era Germán Cano, também pouco conhecido no Brasil e em seu país quando chegou ao Brasil. Ele se destacou por clubes do México e Colômbia, onde despertou o interesse do Vasco. Ele defendeu o time entre 2020 e 2021, marcou 41 gols e assumiu o posto de terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube.
O período turbulento que o Cruz-Maltino passava interferiu negativamente e ofuscou os gols importantes que marcou. Além disso, elencos com baixo nível técnico marcaram a passagem de Cano, que acabou rebaixado à Série B com o Vasco em 2020, permanecendo na Segunda Divisão no ano seguinte. No entanto, a transferência direta para o Fluminense, um rival regional, acabou pesando para uma saída turbulenta do clube.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.