PUBLICIDADE
Logo do Seleção Uruguaia

Seleção Uruguaia

Favoritar Time

Punição da Fifa faz futebol do Kosovo sonhar com Luis Suárez

30 jun 2014 - 10h41
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários
País balcânico ainda não foi reconhecido pela Fifa, o que poderia fazê-lo contar com o uruguaio nos 4 meses de banimento
País balcânico ainda não foi reconhecido pela Fifa, o que poderia fazê-lo contar com o uruguaio nos 4 meses de banimento
Foto: Julian Finney / Getty Images

Há uma semana, Luis Suárez recebeu a punição mais pesada da história das Copas e foi proibido de jogar futebol oficialmente por quatro meses. Entretanto, o uruguaio tem uma alternativa se quiser manter a sua forma dentro das quatro linhas durante este período: atuar no futebol do Kosovo.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

A explicação é simples: o país balcânico, que declarou sua independência da Sérvia em 2008, ainda não foi totalmente reconhecido pela comunidade internacional. Assim, não é filiado à Fifa e nem à Uefa. A nação luta, desde que se tornou independente, para ter o direito de disputar competições oficiais. Enquanto isto não acontece, sobrevive às margens da entidade que comanda o futebol mundial. Poderia, então, ser um reduto para o talento de Luis Suárez.

O atacante da seleção uruguaia pegou gancho de nove jogos internacionais e banimento de quatro meses do futebol depois da mordida no zagueiro Giorgio Chiellini, durante jogo contra a Itália pela terceira rodada da Copa do Mundo. Como Kosovo não é reconhecido pela Fifa, o país poderia ver Luis Suárez disputando seus campeonatos nacionais.

E o KF Hajvalia, clube balcânico, já prometeu enviar uma proposta ao Liverpool para contar com atacante pelos próximos quatro meses. "Suarez não pode jogar nos próximos quatro meses, mas à medida que não fazemos parte da Fifa, acho que ele pode jogar no Kosovo, por isso temos uma oferta que iremos enviar para o Liverpool”, contou Xhavit Pacolli, diretor da equipe kosovar ao jornal The Telegraph.

O problema, entretanto, é a fragilidade econômica do Hajvalia. O time do Kosovo só poderia pagar 25 mil libras ao Liverpool e desembolsar salário de 1,2 mil libras por mês ao uruguaio no período que ele permanecesse proibido de jogar oficialmente. “Isto pode soar ridículo para ele, mas é tudo o que podemos fazer. Se ele está disposto a vir e jogar para nós, será bem-vinda. À medida que não fazemos parte da Fifa, seria ideal para ele", declarou Xhavit Pacolli.

As pretensões do KF Hajvalia, sexto colocado do último Campeonato Kosovar, porém, podem ser esfriadas por um dos gigantes do futebol mundial. O Barcelona estaria disposto a contratar Luis Suárez a qualquer custo nesta janela de transferências, e nem mesmo a punição teria diminuído o ímpeto dos catalães. Ele só poderá voltar a jogar futebol oficialmente em novembro. 

Ouça as principais músicas do Mundial:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade