Vacherot supera Fonseca e vence prêmio de Revelação do Ano
O monegasco Valentin Vacherot venceu o prêmio de Revelação do Ano no ATP Awards 2025, nesta quarta-feira, 10. O tenista de 27 anos superou Jack Draper, Jakub Mensik e o brasileiro João Fonseca para conquistar o troféu.
"Estou muito feliz por ter vencido o prêmio de Revelação do Ano da temporada 2025. É uma conquista incrível para mim e para toda a equipe. É o resultado de todo o trabalho que colocamos ao longo desses anos. Todo esse esforço começou a aparecer um pouco em outubro, em Xangai e Paris, e agora alcancei meu melhor ranking. Estou muito feliz por ter conquistado o prêmio e espero que isso traga muitos outros nos próximos anos. Agradeço novamente à ATP e nos vemos em 2026", disse Valentin Vacherot ao site da ATP.
Drumroll please… 🥁
Introducing your breakthrough player of the year, @val_vacherot 🤩 as voted by members of the No.1 club 🥇#ATPAwards pic.twitter.com/XJMRtM88dn
— ATP Tour (@atptour) December 10, 2025
Os quatro finalistas para o prêmio foram escolhidos por meio de uma votação da Associação Internacional de Escritores de Tênis (ITWA). O vencedor foi definido pelos 29 membros do Clube dos Números 1 da ATP.
Em setembro de 2025, Vacherot saiu do quali e conquistou o Masters 1000 de Shangai, o maior título de sua carreira. Ao longo da competição, ele eliminou três tenistas do top 20 do ranking: Alexander Bublik (17), Holger Rune (11) e Novak Djokovic (5).
Na decisão, o monegasco bateu o francês Arthur Rinderkneck por 2 sets a 1. Com isso, Valentin Vacherot ainda alcançou sua melhor posição no ranking da ATP, subindo até a 30ª colocação, no último mês de novembro. Em agosto, ele estava fora do top 250.
João Fonseca na temporada
Finalista no prêmio de Revelação do Ano, João Fonseca completou sua primeira temporada completa no circuito da ATP em 2025. O brasileiro venceu quatro títulos. Foram dois Challengers, o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 da Basileia, o maior de sua carreira até agora. Assim, o tenista de 19 anos somou vitórias expressivas que o fizeram saltar do 145º para o 24º lugar do ranking mundial.
Além disso, ele também concorre ao prêmio de Tenista Favorito dos fãs.
Por fim, em seu último compromisso na temporada, João Fonseca foi derrotado por Carlos Alcaraz por 2 sets a 1, nesta segunda-feira, 8, em uma partida de exibição, nos Estados Unidos.