João Fonseca comenta expectativas para defesa de título em Buenos Aires: 'Enfrentar a pressão'
Número 34 do mundo, brasileiro falou sobre recuperação física e expectativas para os próximos torneios, incluindo o Rio Open
João Fonseca deu mais um passo na preparação para os próximos compromissos da temporada ao realizar, nesta quinta-feira (05), um treino aberto à imprensa no Rio de Janeiro. O tenista de 19 anos é o número 34 do ranking e se prepara para disputar o ATP 250 de Buenos Aires, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, torneio no qual defende o título conquistado em 2025, e, na sequência, o Rio Open, a partir do dia 16.
A atividade aconteceu na academia Yes Tennis, na Barra da Tijuca, onde o carioca costuma realizar seus treinamentos. Após cerca de uma hora em quadra, Fonseca concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o momento físico, depois de iniciar o ano com poucas partidas oficiais em razão de uma sobrecarga na lombar.
"Estou bem preparado, estou 100% e confiante para esses próximos dois torneios importantes para mim. Vai ser a minha primeira vez defendendo um título ATP, haverá pressão e expectativa, mas tenho de seguir enfrentar bem essa situação", disse João Fonseca, que na capital argentina, será o terceiro cabeça de chave.
O brasileiro disputou apenas uma partida oficial em 2026 até agora. Na estreia do Australian Open, foi eliminado pelo americano Eliot Spizzirri. Desde então, intensificou a rotina de treinos no Rio de Janeiro, com foco na recuperação física e no ganho de ritmo de jogo.
"Treino em dois turnos todo dia. Estou fazendo bons jogos-treino. Eu me sinto bem preparado e concentrado nesses dois torneios que são importantes para mim. Ainda penso mais em resultados do que em ranking, tentando não oscilar muito. Ter experiência me ajuda a elevar a mentalidade para o que vem pela frente", destacou o atleta.
Após o ATP de Buenos Aires, João Fonseca vai disputar "em casa" o Rio Open, onde será um dos principais nomes do torneio. Em 2025, o brasileiro foi eliminado precocemente e se despediu logo na primeira rodada, ao ser derrotado pelo francês Alexandre Müller.
"O meu preparatório aqui está sendo muito focado para esses torneios, tanto Buenos Aires quanto Rio Open, mas acho que estar confiante para Buenos Aires vai me ajudar. Fazer bom torneio lá vai me ajudar a ter um melhor resultado no Rio Open", ponderou.
O jovem carioca iniciou o ano no melhor ranking da carreira, na 24ª posição, mas caiu dez colocações nas primeiras semanas da temporada. Ao falar sobre os objetivos para 2026, destacou ambições esportivas mais amplas.
Com títulos conquistados tanto no saibro, na Argentina, quanto na quadra rápida, no ATP 500 da Basileia, Fonseca falou sobre a adaptação aos diferentes pisos do circuito: "Nos últimos meses joguei bastante na quadra rápida. Sempre achei que jogava melhor no saibro, mas vou responder quadra rápida".