Federer vira sobre Wawrinka e decide ATP Finals com Djokovic
No confronto entre suíços na semifinal do ATP Finals, Federer levou a melhor sobre Wawrinka e está na decisão do torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Neste sábado, o número 2 do ranking salvou quatro match-points e derrotou o seu compatriota por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/5 e 7/6 (8-6), na O2 Arena, em Londres, após 2h50. A final da competição será contra o sérvio Novak Djokovic, atual bicampeão consecutivo do evento.
Foi a 14ª vez que Federer supera Wawrinka no historial de embates entre os suíços. Já o quarto do ranking da ATP triunfou em apenas duas oportunidades.
Wawrinka começou melhor o duelo suíço na O2 Arena e forçou uma quebra de Federer logo no terceiro game. O ex-número 1 do mundo ainda cometeu outro erro, não conseguindo confirmar outro serviço, deixando a vitória para o seu compatriota no primeiro set por 6/4.
O segundo set foi muito equilibrado, mas Federer levou a melhor. Primeiro, o tenista teve um break-point no sexto game, mas não aproveitou a oportunidade de forçar a quebra de Wawrinka. Só no 12º game que o ex-número 1 forçou o erro no serviço e venceu por 7/5, empatando o confronto em 1 a 1.
Federer iniciou mal o terceiro set, cedendo uma quebra logo no primeiro game da etapa. Quando Wawrinka teve o match-point, o número 2 do ranking salvou três vezes o ponto e levou a decisão para o tie-break.
Na etapa decisiva do terceiro set, Federer tomou a dianteira logo no começo, mas Wawrinka não saiu de sua perseguição e virou a partida, tendo outro match-point, que foi desperdiçado. O número 2 do mundo reagiu novamente sobre seu compatriota e fechou o jogo ao vencer por 8-6.
O duelo da final será equilibrado. No histórico de confrontos, Roger Federer leva uma pequena vantagem sobre Djokovic. O suíço triunfou em 19 ocasiões, enquanto o sérvio venceu 17 vezes. No último duelo, vitória do ex-número 1 do mundo por 2 sets a 0, com duplo 6/4, no Masters 1000 de Xangai.