CEO milionário que roubou boné de garoto no US Open pede desculpas: 'Lição dolorosa de humildade'
Polonês Piotr Szczerek promete 'iniciativas de apoio a crianças' e diz ter sofrido ataques nas redes sociais
Protagonista de uma cena curiosa do US Open, o polonês Piotr Szczerek pediu desculpas por ter roubado o boné que o tenista Kamil Majchrzak entregava para um garoto na arquibancada da quadra. Em nota, ele classificou a situação como "lição dolorosa, mas necessária, de humildade".
A cena viralizou e provocou críticas ao empresário nas redes sociais. A empresa na qual ele é diretor, a Drogbruk, é patrocinadora da Federação Polonesa de Tênis também foi alvo de ataques. O pedido de desculpas foi divulgado na página da companhia e assinado por Szczerek.
Segundo o comunicado de Szczerek, ele pensou que Kamil Majchrzak daria o boné a um de seus filhos, que haviam pedido autógrafos para ele antes da partida. Isso, disse o empresário, foi o que o motivou interceptar a criança.
Szczerek também fez questão de dizer que ele, a esposa e seus filhos não comentaram a situação nas redes sociais. Desde domingo, perfis que se apresentavam como o polonês fizeram postagens nas quais diziam que ele "foi mais rápido que o garoto" e, portanto, merecia o boné.
Após o episódio, o tenista Kamil Majchrzak reencontrou o garoto, no sábado. O torcedor mirim recebeu outros presentes do atleta.
O tenista jogou mais uma partida depois do caso e foi eliminado para o suíço Leandro Riedi. O polonês perdeu um set e desistiu da partida por lesão.
"Não é assim que eu queria terminar o torneio, mas estou grato por tudo o que recebi do US Open este ano. Hora de melhorar agora", escreveu em seu Instagram.
Veja o pronunciamento de Piotr Szczerek na íntegra
Devido à situação ocorrida durante a partida de Kamil Majchrzak no US Open, gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas ao garoto lesionado, à sua família, a todos os fãs e ao próprio jogador.
Cometi um erro grave. Em meio à excitação e à comemoração após a minha vitória, acreditei que o tenista estava me entregando seu boné - para meus filhos, que já haviam pedido autógrafos. Essa crença equivocada me fez instintivamente estender a mão. Hoje, sei que fiz algo que parecia deliberadamente roubar uma lembrança de uma criança. Não foi minha intenção, mas isso não muda o fato de que machuquei o garoto e decepcionei os fãs.
O boné foi entregue ao garoto e um pedido de desculpas à família. Espero ter reparado, pelo menos em parte, o dano. Também quero deixar claro: nem eu, nem minha esposa, nem meus filhos comentamos sobre essa situação nas redes sociais ou em qualquer site. Não contratamos nenhum escritório de advocacia para este assunto. Todas as alegadas declarações que aparecem online não são nossas.
Durante anos, minha esposa e eu nos dedicamos a ajudar crianças e jovens atletas, mas esta situação me mostrou que um momento de desatenção pode desfazer anos de trabalho e apoio. Esta é uma lição dolorosa, mas necessária, de humildade. Portanto, estarei ainda mais ativamente envolvido em iniciativas de apoio a crianças e jovens e em ações contra a violência e o ódio. Acredito que somente por meio de ações poderei reconstruir a confiança perdida.
Mais uma vez, peço desculpas a todos que decepcionei. Por favor, compreendam - por preocupação com minha família, decidi desativar os comentários nesta publicação.
Atenciosamente, Piotr Szczerek.