João Fonseca volta a adiar estreia em 2026 e desiste de Adelaide
O início de temporada de João Fonseca seguirá sem competições oficiais. Após abrir mão do ATP 250 de Brisbane, o brasileiro também desistiu do ATP 250 de Adelaide, que começa entre a noite de domingo, 11, e a madrugada de segunda-feira, 12, no horário de Brasilía. A decisão foi tomada em conjunto com sua equipe, com foco total na recuperação de uma lesão na região lombar.
Segundo João, a avaliação feita após os treinos em Adelaide indicou que o melhor caminho seria preservar o corpo para o principal compromisso do mês: "Após treinar aqui em Adelaide, fiz uma avaliação com a minha equipe e decidimos concentrar os esforços no Australian Open. Vou continuar me preparando em Adelaide por mais alguns dias e espero voltar para jogar aqui no ano que vem".
O planejamento do carioca agora está totalmente voltado para o Australian Open, que começa no dia 18 de janeiro. Em 2026, João será cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez, o que o livra de enfrentar um jogador do top 30 nas duas primeiras rodadas.
Ver essa foto no Instagram
Aos 19 anos, Fonseca ocupa atualmente a 29ª posição do ranking da ATP, depois de fechar 2025 como número 24 do mundo. Após o Australian Open, ele já tem uma sequência intensa de torneios programada: ATP 250 de Buenos Aires, onde é o atual campeão, Rio Open, Masters 1000 de Indian Wells e Masters 1000 de Miami.
No ano passado, João chamou a atenção no Australian Open ao derrotar Andrey Rublev, então número 9 do mundo, logo na estreia, antes de cair na segunda rodada em um duelo de cinco sets contra Lorenzo Sonego.
Enquanto João Fonseca optou por não competir, Beatriz Haddad Maia já conhece seu caminho no circuito australiano. A número 1 do Brasil no tênis feminino volta às quadras no WTA 500 de Adelaide e enfrentará a canadense Victoria Mboko na primeira rodada. O confronto foi definido no sorteio realizado na noite de sexta-feira e marca o retorno de Bia ao circuito após pausa recente.