Nadal vira sobre Andújar e vai à final do Rio Open
Atual número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal sofreu para vencer o compatriota Pablo Andular, cabeça de chave número 8, na noite deste sábado. Com triunfo por 2/6, 6/3 e 7/6 (12-10) no ATP 500 do Rio de Janeiro, o astro encara na decisão o surpreendente ucraniano Alexander Dolgopolov.
Além de garantir presença na decisão da primeira edição do evento, Nadal aumenta sua vantagem no confronto direto diante de Andujar. Em três partidas desde a temporada de 2011, o astro mantém 100% de aproveitamento - nos dois primeiros duelos, ele não perdeu sets.
Em mais um confronto disputado neste sábado, o espanhol David Ferrer, cabeça de chave número 2, não conseguiu justificar a condição de favorito e caiu na semifinal. De maneira inesperada, Alexandr Dolgopolov se classificou à final ao vencer por duplo 6/4.
Rafael Nadal tem uma vantagem confortável no confronto direto diante de Alexandr Dolgopolov. Sem perder nem sequer um set, o número 1 do mundo venceu as quatro partidas anteriores contra o ucraniano desde a temporada de 2010, todas por Masters 1000.
Disputar uma final de campeonato no País não é novidade para os dois tenistas. No Aberto do Brasil-2011, Dolgopolov caiu diante do espanhol Nicolas Almagro. Nadal, por sua vez, conquistou as edições de 2005 (sobre o compatriota Alberto Martin) e 2013 (sobre o argentino David Nalbandian) do torneio.