ATP Finals: Nadal bate Wawrinka e garante liderança do ranking em 2013
Rafael Nadal conquistou nesta quarta-feira sua segunda vitória na fase de grupos do ATP Finals, a classificação para a semifinal do torneio e garantiu a permanência na liderança do ranking mundial até o final de 2013. O espanhol superou desta vez o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6), e assegurou matemativamente uma diferença sólida para o sérvio Novak Djokovic, que não poderá alcançá-lo mesmo se garantir o título em Londres.
Nadal, que começou a semana com 12.030 no ranking da ATP, precisava de dois triunfos no ATP Finals para não ser mais ultrapassado pelo tenista sérvio (cada vitória no torneio disputado em Londres vale 200 pontos, e o espanhol apareceria hoje com 12.430). Djokovic, hoje com 10.610 pontos, pode conseguir no máximo 12.260 até o final da Copa Davis.
A vitória sobre Warinka, entretanto, foi difícil de conseguir: o espanhol precisou ficar em quadra durante duas horas e dez minutos para superar o suíço, atual número 8 do mundo. Cada tenista quebrou o saque rival em duas ocasiões, uma em cada set.
Nadal, que já havia derrotado David Ferrer na rodada inaugural do ATP Finals, assegurou a classificação para a semifinal da competição. O espanhol volta à quadra na sexta-feira para encarar o checo Tomas Berdych e decidir se avança na primeira ou na segunda posição do Grupo B.