Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Técnico da Bélgica diz que decisão da Fifa sobre Balogun foi uma "pegadinha de 1º de abril"

5 jul 2026 - 23h49
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico ‌da Bélgica, Rudi Garcia, criticou duramente a decisão da Fifa, tomada neste domingo, de suspender a punição de um jogo imposta ao atacante norte-americano Folarin Balogun, dizendo que essa medida vai contra o espírito do esporte.

"Eu não sabia ⁠que, na Copa do Mundo da Fifa, o dia ‌5 de julho agora é o dia 1º de abril e é o Dia da Mentira", disse Garcia ‌aos repórteres antes do confronto das ‌oitavas de final, na segunda-feira.

Ele citou um comunicado divulgado ⁠pela Federação Real Belga de Futebol (RBFA), que afirmou estar "surpresa" com a decisão da Fifa e que estava "explorando todas as opções possíveis".

Garcia acrescentou: "Não estamos defendendo a seleção nacional nem a federação, estamos defendendo o futebol com sua ética e ‌integridade."

Tanto ele quanto o goleiro Thibaut Courtois insistiram que a ‌decisão não teria ⁠impacto na preparação ⁠da Bélgica, embora Courtois tenha admitido que o momento em que ⁠a decisão foi tomada ‌foi uma surpresa.

"Para nós, ‌jogadores, nada muda", disse Courtois. "Nosso foco é o jogo, vencer em campo, independentemente de quem jogar."

Garcia, porém, ficou visivelmente irritado com as perguntas sobre a decisão, chegando ⁠a interromper: "Por favor, não percam tempo falando sobre isso. Queremos nos concentrar em questões esportivas."

Courtois é um dos poucos remanescentes da "geração de ouro" da Bélgica, que chegou às quartas de final em ‌2014 - derrotando os EUA pelo caminho - e às semifinais em 2018.

Uma série de aposentadorias privou a seleção belga de ⁠anos de experiência, mas Courtois apoiou os jogadores mais jovens, que podem escrever seu próprio legado.

"Acho que esta é uma nova era para nós", disse. "É verdade que ainda há alguns jogadores da era de ouro, como alguns gostam de dizer."

"Mas a verdade é que a Copa do Mundo no Catar (em 2022) não foi tão boa para nós. Fomos eliminados na fase de grupos."

"Agora temos outra geração, com jogadores mais jovens, novos talentos, dispostos a realizar grandes feitos e a escrever um novo capítulo na história da Bélgica."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra