WSL: Ian Gouveia vive momento negativo no Challenger Series
O surfista brasileiro Ian Gouveia está disputado o Challenger Series da WSL na segunda metade de 2025. Depois de ter vivido grande fase na segunda divisão do surfe no ano passado, chegou ao terceiro lugar na abertura do Championship Tour em Pipeline na atual temporada e, desde então, desandou. A temporada 2024 foi disputada em […]
O surfista brasileiro Ian Gouveia está disputado o Challenger Series da WSL na segunda metade de 2025. Depois de ter vivido grande fase na segunda divisão do surfe no ano passado, chegou ao terceiro lugar na abertura do Championship Tour em Pipeline na atual temporada e, desde então, desandou.
A temporada 2024 foi disputada em grande estilo. Gouveia foi o primeiro a garantir vaga na elite da WSL via CS e pôde se poupar nas últimas duas etapas da categoria para tratar de uma lesão. A perfomance de sucesso foi repetida em Pipe, evento em que Ian venceu lendas como John John Florence e Kelly Slater até cair na semifinal para Leo Fioravanti. O ótimo resultado, no entanto, não foi o suficiente para manter o brasileiro no CT.
Após este evento, Ian Gouveia não passou do round de 32 em nenhuma etapa do Tour e jogou fora a chance de aproveitar os pontos somados no início do ano. O retorno ao Challenger está ainda mais dramático. Por ter sido representante da elite em 2025, Gouveia entra no segundo round em todas as etapas do CS. A divisão de acesso já está em andamento com duas das sete etapas já concluídas. O brasileiro foi eliminado na estreia tanto em Newcastle como em Ballito, somando apenas 1300 pontos e ocupando a modesta 57ª posição no ranking.
Mesmo com o início ruim em 2025, Ian Gouveia ainda se agarra ao histórico de adversários do Challenger em 2024. No ano passado, todos os surfistas que terminaram o ranking nas dez primeiras colocações tiveram ao menos um evento com eliminação no round de 64 no CS. Para efeito de comparação, o francês Marco Mignot foi o terceiro colocado em 2024 e somou duas etapas com derrotas neste round, exatamente a situação em que o pernambucano se encontra atualmente. Com isso, a possibilidade de Ian retornar ao Championship Tour ainda existe.
Ian Gouveia precisa chacoalhar a estrutura para se recuperar na temporada e tentar voltar ao topo do surfe. O atleta já mostrou que tem muita qualidade para ser representante da do CT, mas deixou a desejar quando teve a chance em 2025. Agora é hora do brasileiro deixar o momento ruim para trás e subir de nível em busca de uma vaga na elite da WSL.