PUBLICIDADE

Surfe

WSL: Filipe Toledo supera líder do Circuito Mundial de Surfe e é campeão em El Salvador

Brasileiro conquista sua 14ª vitória em 20 finais no circuito profissional e se aproxima da ponta na classificação geral

16 jun 2023 - 15h38
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Com sabor de revanche, o brasileiro Filipe Toledo venceu nesta sexta-feira o americano Griffin Colapinto, líder do Circuito Mundial de Surfe, e se sagrou campeão da etapa de El Salvador. O triunfo levou Filipinho, atual campeão mundial, para a vice-liderança do campeonato, atrás apenas do seu adversário desta sexta.

O duelo na final teve sabor de vingança para o surfista do Brasil porque nesta mesma etapa, na temporada passada, ele foi derrotado pelo mesmo Colapinho. O "troco" veio com uma grande performance na praia de pedras de El Salvador. Filipinho venceu a decisão por 17,33 a 12,10.

Foi a 14ª vitória do brasileiro em 20 finais no Circuito Mundial. O brasileiro ainda faturou seu segundo triunfo nesta temporada. Antes, faturara a segunda etapa do campeonato, nas ondas de Sunset Beach, no Havaí. Com o novo resultado positivo, Filipinho se aproximou do líder na classificação geral. Tem 41.660 pontos, contra 42.890 de Colapinto.

Ao subir para o segundo lugar, o brasileiro derrubou para o terceiro lugar o compatriota João "Chumbinho" Chianca. Gabriel Medina é o quinto colocado, dentro da zona de classificação para a Final. Italo Ferreira ocupa a oitava posição.

Após seguidos dias de mar fraco, a etapa de El Salvador foi retomada nesta sexta-feira. No masculino, a disputa havia sido paralisada antes das semifinais. Filipinho encarou o havaiano Ian Gentil, que havia sido o algoz de outros brasileiros na etapa. Mas não deu chances para "zebra". Venceu por 16,67 a 14,87. Colapinto, por sua vez, eliminou o australiano Liam O'Brien por 15,50 a 9,26.

No feminino, a campeã da etapa foi a americana Caroline Marks. Na final, ela superou a australiana Tyler Wright por 11,60 a 8,47. Com o triunfo, subiu para o terceiro lugar geral da temporada. Wright segue na vice-liderança, enquanto a havaiana Carissa Moore continua no topo. A brasileira Tatiana Weston-Webb figura em quinto.

Agora os principais surfistas do mundo virão ao Brasil para a etapa do Rio de Janeiro, a ser disputada em Saquarema, entre os dias 23 deste mês e 1º de julho.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade