Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surfe

WSL: Etapa de Jeffreys Bay começa nesta sexta-feira

Brazilian Storm acumula cinco títulos conquistados na etapa de J-Bay.

9 jul 2025 - 20h53
(atualizado às 20h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Brazilian Storm acumula cinco títulos em J-Bay.
Brazilian Storm acumula cinco títulos em J-Bay.
Foto: Ed Sloane/WSL / Esporte News Mundo

A etapa do Championship Tour da WSL em Jeffreys Bay, África do Sul, começa nesta sexta-feira (11) com uma briga intensa por vagas no Finals. A primeira chamada está marcada para às 2h30 (Brasília). As condições do mar têm melhorado a cada dia no pico, e a expectativa é que a maior parte das baterias aconteça em ondas de altíssimo nível na costa sudeste sul-africana. O dono da casa Jordy Smith é o líder do ranking masculino e tenta maximizar os pontos para garantir a lycra amarela no Fiji.

O pico de Jeffreys Bay é um dos mais épicos do calendário da WSL e o evento retorna ao CT depois de ter sido retirado em 2024. Filipe Toledo defende o título na etapa e tenta conquistar um bicampeonato consecutivo na África do Sul pela segunda vez na carreira. Quem também busca repetir sucessos anteriores é o próprio Jordy Smith, que foi campeão em J-Bay em 2010 e 2011.

A história recente do evento conta com um capítulo extremamente especial. Depois da dobradinha de Toledo, foi a vez de Gabriel Medina e Italo Ferreira medirem forças na única etapa da WSL disputada no continente africano. O confronto decidiu o título da etapa em 2019 e Medina se tornou o campeão com uma perfomance que entrou para a história. Gabriel se tornou o primeiro goofy a vencer o evento desde 1984.

Em um mar clássico de Jeffreys Bay, Gabriel venceu Italo somando um total de 19.50 pontos. Apesar de ter apresentado um surfe perfeito, a WSL optou por não dar a pontuação máxima ao paulista. O nível do confronto foi tão alto que Ferreira conquistou uma nota 9.10 e, mesmo assim, terminou a etapa em combinação. Italo retorna ao pico em 2025 para tentar vencer o título pela primeira vez na carreira.

Quem também pede passagem na lista de favoritos é Ethan Ewing. Campeão em J-Bay na temporada 2023, o australiano quer voltar ao topo do pódio para se consolidar de vez como candidato ao título mundial na atual temporada.

Jeffreys Bay, além de show de surfe, também já foi palco de momentos tensos na etapa da WSL. O tricampeão mundial, Mick Fanning sofreu um ataque de tubarão durante a final de 2015, enquanto enfrentava Julian Wilson pelo título. O duelo foi interrompido imediatamente e a liga optou por cancelar a final, cedendo uma pontuação de vice-campeão para ambos os finalistas.

Na categoria feminina, o Brasil foi muito bem representado por Tatiana Weston-Webb em 2022. A atleta venceu Tyler Wright na decisão do evento e encaminhou a classificação ao Finals daquela temporada. A defensora do título em Jeffreys Bay é Lakey Peterson, que vai encarar duas compatriotas na nova edição do evento.

Confira os confrontos da primeira fase:

Masculino:

  • Italo Ferreira (BRA) × Jake Marshall (EUA) × Seth Moniz (HAV)
  • Kanoa Igarashi (JAP) × Joel Vaughan (AUS) × Alejo Muniz (BRA)
  • Yago Dora (BRA) × Connor O'Leary (JAP) × Matthew McGillivray (AFS)
  • Jordy Smith (AFS) × Crosby Colapinto (EUA) × Luke Thompson (AFS)
  • Ethan Ewing (AUS) × Cole Houshmand (EUA) × Marco Mignot (FRA)
  • Griffin Colapinto (EUA) × Leonardo Fioravanti (ITA) × Rio Waida (IND)
  • Jack Robinson (AUS) × Miguel Pupo (BRA) × João Chianca (BRA)
  • Barron Mamiya (HAV) × Filipe Toledo (BRA) × Alan Cleland (MEX)

Feminino:

  • Bettylou Sakura Johnson (HAV) × Isabella Nichols (AUS) × Luana Silva (BRA)
  • Molly Picklum (AUS) × Erin Brooks (CAN) × Sarah Baum (AFS)
  • Gabriela Bryan (HAV) × Tyler Wright (AUS) × Francisca Veselko (POR)
  • Caitlin Simmers (EUA) × Caroline Marks (EUA) × Lakey Peterson (EUA)
Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade