WSL confirma mudança fundamental nas regras do Finals; confira
A WSL anunciou uma mudança significativa no Finals a pouco mais de 30 dias da abertura da janela da etapa decisiva em Fiji. A novidade pode ajudar e muito o (a) atleta que liderar o ranking ao término da temporada regular. Outra alteração diz respeito a prioridade no início de cada confronto. Confira todas as […]
A WSL anunciou uma mudança significativa no Finals a pouco mais de 30 dias da abertura da janela da etapa decisiva em Fiji. A novidade pode ajudar e muito o (a) atleta que liderar o ranking ao término da temporada regular. Outra alteração diz respeito a prioridade no início de cada confronto. Confira todas as atualizações da reta decisiva do Championship Tour.
Diferentemente do que foi visto nas temporadas anteriores em Trestles, o surfista que estiver vestindo a lycra amarela em Cloudbreak garante o título mundial se vencer a primeira bateria do confronto decisivo. Além disso, a prioridade já fica definida antes mesmo do relógio ser iniciado. O atleta com o melhor ranking começa cada bateria tendo a opção de escolher sua onda de abertura.
As mudanças, principalmente na bateria final, traz mais justiça ao evento e diminui as chances de quem está vestindo a lycra amarela de perder o título mundial. Por outro lado, a definição das prioridades também dá vantagem a quem teve o melhor posicionamento na tabela da WSL.
A WSL vai abandonar o formato de Finals a partir da temporada 2026, porém, ainda trabalha para deixar a última edição do evento mais digna. Por enquanto, Yago Dora lidera o ranking masculino e pode se aproveitar da nova regra para trazer o título mundial de volta ao Brasil.