Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surfe

WSL: Challenger Series em foco até março de 2026 e com etapa em Portugal no radar

Evento em Ericeira é primeiro dos quatro restantes que definem classificados ao CT

26 set 2025 - 12h22
(atualizado às 12h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Etapa em Ericeira no radar da WSL.
Etapa em Ericeira no radar da WSL.
Foto: Manel Geada/World Surf League / Esporte News Mundo

O principal circuito mundial da WSL, chamado Championship Tour, chegou ao fim em setembro com a coroação de Yago Dora e Molly Picklum como campeões em Cloudbreak. Agora, os surfistas da elite dão espaço aos atletas brigando por vaga na primeira divisão do esporte. O Challenger Series segue em disputa até março de 2026 com mais quatro etapas que definirão os classificados ao topo do surfe. A próxima etapa está batendo na porta, com o evento em Ericeira, Portugal, se iniciando no dia 29 de setembro.

O Brasil tem dois nomes dentro do top 10 masculino e uma representante dentro do quadro de classificação no top 7 feminino. A situação de momento, porém, é favorável a Austrália e a Portugal. Entre os homens, quatro atletas do topo da tabela representam a bandeira australiana, enquanto três mulheres defendem as cores portuguesas.

Samuel Pupo defende o título da etapa em Ericeira, conquistado na temporada passada, e precisa de mais um bom resultado para subir da 16ª posição na tabela de 2025. Ele vem de vice-campeonato no Qualifying Series de Imbituba, conquistado no dia 21 de outubro. Matheus Herdy, por sua vez, quer se consolidar na briga por uma vaga no CT da WSL, já que é vice-líder do CS e vem de derrota em final polêmica disputada em Huntington Beach.

A etapa em Ericeira tem um contexto diferente, quando comparada ao calendário de 2024. Naquela edição, o evento português era o penúltimo da temporada e, inclusive, confirmou Ian Gouveia na elite de 2025. O pernambucano não se consolidou no Championship Tour e está de volta ao CS na atual disputa por vagas. Agora, Ribeira D'Ilhas recebe os surfistas como a quarta parada do cronograma, e é embalada pelo evento em Saquarema que se inicia uma semana após as baterias na Europa terminarem.

A WSL ainda não anunciou os confrontos ou chaveamento do evento em Portugal, mas o que se sabe é que um título nesta etapa pode mudar a carreira de um atleta. Levi Slawson, por exemplo, subiu 44 posições na tabela com a vitória na Califórnia e agora ocupa o terceiro lugar do ranking masculino. Tudo está em aberto e os atletas não podem relaxar nas quatro etapas que concluem o calendário do Challenger Series. A primeira chamada está marcada para o dia 29 de setembro e a janela em Ericeira fica aberta até o dia 5 de outubro.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade