'Meu barato é roubar a cena dos surfistas': conheça o 'super-herói' que anima etapa da WSL em SC
Terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, sediada em Imbituba (SC), entra em seu 3º dia nesta sexta-feira, 19
A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 em Imbituba (SC) reúne competições masculinas e femininas, atividades interativas e a animação de Idênio Vieira, aposentado de 79 anos que se fantasia de super-heróis para entreter o público.
Homem-Aranha, Super-Homem... Quem acompanha a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 nas areias da Praia da Vila se depara, todos os dias, com um 'super-herói' diferente protegendo a orla catarinense.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Todos eles têm o mesmo 'alter ego': o aposentado Idênio Vieira, 79, que, desde 2006, faz questão de animar as etapas da WSL em Imbituba (SC).
A corrida pela Praia da Vila faz parte da rotina de exercícios diários do aposentado que, durante os eventos, incorpora as figuras dos quadrinhos. As crianças são as primeiras a notarem a presença do super-herói, que faz questão de parar para fotos e interpretar os personagens.
Ao Terra, Idênio 'tira onda' ao responder o que o leva a ir fantasiado à praia: "O barato é roubar a onda dos surfistas", diz, enquanto imita os movimentos do 'Homem de Aço'.
Com o bom humor à parte, o aposentado é uma das figuras que destaca o envolvimento da população local com a etapa da WSL na Vila da Praia, que volta a receber um evento ligado à maior entidade do surfe mundial após 15 anos de hiato.
"Arrumei as roupas e me apresentei na Praia da Vila. Todo mundo gosta de mim, os turistas vêm para tirar foto comigo, brinco com as crianças e, para mim, é a melhor coisa do mundo. Deus me deu esse dom e eu tenho que agradecer", diz o aposentado.
O que esperar do 3º dia da etapa da WSL em Imbituba
Após dois dias de etapas classificatórias, o torneio masculino, que equivale ao formato Qualifying Series (QS) da WSL, começou a afunilar e, nesta sexta-feira, 19, os últimos 32 surfistas brigam pelas 16 vagas restantes para a próxima fase.
A sexta-feira é marcada, também, pela estreia da inédita competição feminina em Imbituba. As mulheres caem na água pela primeira vez, com destaque para a catarinense Taina Hinckel, líder do ranking sul-americano e atleta olímpica.
Assim como as baterias masculinas, 32 mulheres se enfrentam em 8 baterias com quatro atletas cada. Em cada rodada, duas avançam para a próxima etapa.
Ao longo do dia, a WSL também oferece outras atividades para o público, além da competição, como aulas de altinhas, programas de educação ambiental e aulas de funcional. Além de transmitir todas as baterias, o Terra mostra todos os bastidores da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.

